Por pbagora.com.br

José Riva (PP) foi cassado por suposta compra de votos e ‘caixa dois’.
Ele se diz inocente e afirma que vai recorrer da decisão do TRE local.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso cassou nesta terça-feira (27) o mandato do presidente da Assembleia Legislativa do estado, José Riva (PP). A cassação aconteceu por suposta compra de votos e suposto caixa dois durante sua campanha para o cargo de deputado estadual em 2006. Em seu site, o parlamentar afirma que é inocente e que vai recorrer da decisão.

A cassação de Riva teve como base uma apreensão de documentos feita pela Justiça Eleitoral na casa de um vereador que teria sido coordenador da campanha do deputado no município de Santo Antônio de Leveger (MT).

Entre os documentos apreendidos, estava uma agenda na qual, segundo a acusação, o vereador anotava pagamentos realizados durante a campanha de Riva. Nas anotações constavam distribuição de remédios, material de construção e utensílios a eleitores.

De acordo com a acusação, do Ministério Público Eleitoral, algumas das anotações vinham acompanhadas de notas fiscais, que eram apontadas como “custo de campanha Riva”.

O corregedor eleitoral e relator do processo, Márcio Vidal, disse ter encontrado “fartas provas” de compra de votos e “caixa dois”. A recomendação da cassação foi acatada por unanimidade pelo pleno do tribunal.

Parlamentar nega

Em seu site de campanha para 2010, Riva se diz tranquilo e anuncia o recurso. “Recebo com tranquilidade essa decisão do TRE. Estamos aguardando a publicação do acórdão e vamos recorrer. Tenho total confiança que não perderei meu mandato. Não cometi nenhum crime, nenhum ilícito. Temos somente provas testemunhais a favor e nenhuma contra”, afirmou.

Riva nega ainda que o vereador dono da casa na qual foi apreendida a agenda tivesse sido seu coordenador de campanha. O presidente da Assembleia Legislativa destaca que sua prestação de contas da campanha de 2006 foi aprovada pelo próprio TRE de Mato Grosso
 

 

 

G1

Notícias relacionadas

Fenômeno: Juliette é convidada para compor música com o cantor Chico César

A advogada e maquiadora Juliette Freire, representante da Paraíba no Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo, vem de fato se tornando um fenômeno, não só nas redes sociais, onde…

Pesquisa do Procon de JP encontra gasolina mais barata a R$ 5,16

Pesquisa comparativa de preços para combustíveis realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor no dia 21 de abril encontrou o menor preço da gasolina em João Pessoa a…