A Justiça julgou procedente ação civil pública da Promotoria de Justiça de Alagoa Grande e determinou que o Município de Juarez Távora realize as obras de captação e esgotamento sanitário do município. De acordo com a decisão, a prefeitura deve, no prazo de 120 dias, apresentar projeto de engenharia com cronograma das obras que devem ser executadas no prazo de dois anos após a apresentação do projeto.

Segundo o promotor de Justiça João Benjamim Delgado Neto, foi instaurado um inquérito civil na Promotoria a partir de reclamação de que o município não conta com rede coletora nem com tratamento adequado do esgoto sanitário. A prefeitura informou que o esgotamento é realizado através de fossas sépticas, tendo em vista que o município não tem dotação orçamentária para esse serviço.

“O Município de Juarez Távora não apresenta solução efetiva e concreta, estando a população até o presente convivendo com o mau cheiro e riscos à saúde, dando conta assim, da manifesta omissão do Poder Público Municipal no que diz respeito ao dever constitucional e legal na promoção efetiva da saúde e do meio ambiente”, diz o promotor.

O promotor ainda destaca que o saneamento é uma das mais importantes infraestruturas com impactos à saúde e preservação da vida, já que diversas doenças, como febre tifoide e disenteria, têm relação direta com a ausência da rede de esgoto.

Na decisão, o juiz Eduardo José de Carvalho Soares ressalta que questões orçamentárias não podem servir de entraves para a efetivação do cumprimento de direitos garantidos na Constituição. Em caso de descumprimento, foi estabelecida uma multa semanal de R$ 1 mil.

Redação com MPPB
Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Com fim do mandato de Dodge, Bolsonaro avalia indicações para PGR

O primeiro mandato de dois anos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, termina no dia 17 de setembro. A renovação do mandato de Dodge pelo mesmo período ou a escolha de um…

Bombeiros se mobilizam para encontrar banhista que desapareceu em Praia Bela

Uma verdadeira foi montada pelo Corpo de Bombeiros, já nas primeiras horas da manhã deste domingo (18), em busca de um banhista que desapareceu nas águas da Praia Bela, no…