A Paraíba o tempo todo  |

JUNHO: Trauma inicia campanha para prevenir queimaduras

“Quando a gente passa por um susto, a vida tem um novo sentido. O Hospital de Trauma foi crucial para salvar a minha vida após o acidente que sofri dentro de um restaurante, em julho do ano passado”, agradeceu a missionária Liliane Linger, que esteve internada na unidade há um ano, quando teve 40% do seu corpo queimado, após um princípio de incêndio em um restaurante de João Pessoa.

Por causa de casos como este, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, lançou, nesta quarta-feira (6), a XVI Campanha ‘Marcas que Ficam Para Sempre’, no auditório da instituição. Na ocasião, o evento contou com a presença da direção hospitalar, colaboradores, estudantes, acompanhantes de pacientes e diversos veículos da imprensa.

De acordo com o setor de estatística da instituição, em junho de 2017, foi verificada uma redução de 13% no número de vítimas de queimaduras, em comparação ao mesmo período de 2016, quando foram contabilizados 95 e 109 casos, respectivamente. Durante o ano passado foram 1.039 entradas e nos primeiros cinco meses de 2018 já são 394.

Segundo o coordenador médico da Unidade de Tratamento de Queimados – UTQ, Saulo Montenegro, a campanha é importante para sociedade paraibana. “É muito bom frisar que há 16 anos temos comprovado a redução dos números de vítimas de queimaduras, não só em junho quando a campanha é lançada, mas durante o ano todo é possível perceber essa redução”, ressaltou.

A coordenadora de Enfermagem da UTQ, Desirée Mazocco, destacou a importância da prevenção. “Acreditamos que quando trabalhamos de forma preventiva as pessoas começam a ter mais cuidado no manuseio de fogos e materiais inflamáveis, diminuindo, assim, o número de vítimas de queimaduras, como também esclarecemos a população sobre quais sãos os procedimentos mais eficazes em cada caso de queimadura”, explicou.

Aproveitando a oportunidade, o paciente Leandro Brito parabenizou o hospital pela iniciativa e ressaltou a importância das orientações. “A ação é louvável. Muitas vezes, por falta de conhecimento, realizamos procedimentos incorretos nos cuidados com as queimaduras. E as campanhas anteriores foram muito importantes, pois não tive dúvidas com relação aos primeiros cuidados em casa e a qual o hospital me dirigir. Estou muito feliz em estar vivo, obrigada a toda equipe da UTQ por todo suporte prestado a minha assistência”, concluiu.

De acordo com o diretor administrativo, Sidney Schmid, é um período para todos ficarem em alerta por conta dos fogos de artifício. “Este ano temos que ser prudentes, é período junino e Copa do Mundo, duas ocasiões propícias para população comprar fogos de artifício. Por isto, toda cautela nestes momentos, lembrando que prevenir é melhor do que remediar”, salientou.

Para a paciente Ivanilda Mendonça, de 41 anos, que está internada na UTQ, vítima de queimadura por líquido quente, todo cuidado é pouco. “Quando estamos em nossa casa, achamos que podemos estar seguros de acidentes, mas doce engano, aprendi na dor que os acidentes mais comuns acontecem em nossas residências e temos que prevenir sempre”, alertou.

A Campanha é realizada de forma educativa e preventiva na região metropolitana de João Pessoa. Este ano a equipe da UTQ visitará escolas municipais e particulares, realizará uma palestra no Projeto Beira da Linha, da Instituição Católica Italiana Pia Sociedade de Padre Nicola Mazza, como também realizará panfletagem no Busto de Tamandaré e no Estádio José Américo de Almeida Filho.

Referência – O Hospital de Trauma de João Pessoa é referência no atendimento às vítimas de queimaduras, possui uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) que presta atendimento ambulatorial e hospitalar 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216.5721. Em 2014, cerca de 1.400 pessoas vítimas de queimaduras foram atendidas pela unidade.

 

Secom

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe