A Paraíba o tempo todo  |

Juiz confirma realização de eleição indireta no município de Bayeux

O juiz eleitoral Euller Jansen, da 61ª Zona, confirmou, nesta terça-feira (14), que realização de eleições indiretas no município de Bayeux, diante da renúncia do prefeito afastado Berg Lima do cargo. Ele explicou que a Lei Orgânica da cidade previa essa possibilidade apenas se a vacância se desse nos últimos 15 meses, todavia, recentemente houve mudança no texto da Câmara, que determina eleições indiretas se houver vacância nos últimos seis meses do mandato.

“Se essa vacância for interino a seis meses, realizar-se-á eleição indireta. Já havia previsão disso para o município, só que era com 15 meses, mas e lei foi modificada. Agora, este magistrado não sabe qual é o texto porque no site da Câmara tem um e me foi enviado outro texto, então vai preponderar o texto que realmente vigorar na Lei Orgânica do município, que infelizmente, talvez por desatualização do site, não esteja correto”, ressaltou.

Lida a carta renúncia, a Mesa Diretora da Casa deve montar uma Comissão Especial, que tem um prazo de até 30 dias para iniciar uma nova eleição de forma indireta, ou seja, sem o voto popular e decida entre os próprios vereadores. Qualquer pessoa que tenha filiação partidária pode participar da nova eleição.

Mais cedo o juiz havia descartado a possibilidade da eleição, após receber uma informação desencontrada de que a Lei Orgânica do município previa outro tipo de trâmite.

Por conta do equívoco, o vereador Adriano Martins anunciou que apresentará pedido de afastamento do prefeito interino Jefferson Kita por, maliciosamente, ter retirado o texto original da Lei Orgânica do Município de Bayeux que trata sobre eleições indiretas.

Segundo o parlamentar, Kita quando estava na presidência, omitiu do site a Lei Orgânica com o novo texto do art. 8º, que diz expressamente sobre eleições indiretas quando ocorrer vacância nos últimos 06 meses do mandato.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe