A Paraíba o tempo todo  |

JP tem uma árvore para cada dez habitantes

Somente em calçadas e passarelas de 35 bairros, João Pessoa possui mais de 75 mil árvores. O número equivale a uma árvore para cada dez pessoas, já que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a população da cidade é de 702 mil habitantes. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital e faz parte de um levantamento que começou a ser feito em 2007.

Na época, o estudo mostrou que em 35 bairros de João Pessoa existiam 15.384 árvores em calçadas e passarelas. Elas estavam plantadas em 912 ruas. Com base nesses dados, a Prefeitura lançou projeto “João Pessoa, Verde para o Mundo”, com uma meta ousada: plantar 12.500 mudas a cada 12 meses.

Após quatro anos, a iniciativa já resultou na arborização de dezenas de bairros. Foram plantadas mais de 60 mil espécies nativas da Mata Atlântica e a previsão é elevar esse número para 72 mil até o final deste ano. De acordo com a Semam, as áreas que possuem mais árvores em vias públicas são Ernesto Geisel, Cristo Redentor, Bessa, Bancários, Castelo Branco e Bairro dos Estados.

Os bairros do Róger, do Tambiá e do Varadouro são os que têm a maior parcela de área verde da cidade, em virtude da presença do Parque Arruda Câmara, uma reserva ambiental com mais de 43 hectares de tamanho.

Além de melhorar a paisagem natural da cidade, o trabalho de arborização influencia na qualidade de vida da população. Paulo Rosa, geógrafo e professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba, afirma que as árvores interferem nas saúdes física e mental das pessoas.

Elas melhoram a qualidade do oxigênio, reduzem as altas temperaturas e influenciam no funcionamento do cérebro e de outros órgãos vitais do corpo. Ele explica que a quantidade de árvores numa cidade tem relação direta com a qualidade de vida da população. “As árvores têm a capacidade de capturar o gás carbônico, a substância nociva à saúde e é eliminada pelos veículos. Esse gás é transformado em oxigênio e liberado no ar”, detalha.

 

Jornal da Paraíba

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe