A Paraíba o tempo todo  |

José Roseno Neto recebe medalha Epitácio Pessoa‏

“A emoção deste momento me faz rememorar a minha caminhada e enxergar o merecimento dessa grande honraria. Isto cada vez mais me faz refletir sobre a responsabilidade que doravante terei de honrar a confiança daqueles que acreditaram em mim”. Foi com essas palavras que o Subprocurador-Geral de Justiça, José Roseno Neto, iniciou um discurso emocionado de agradecimento à homenagem prestada pelos deputados estaduais da Paraíba. Na manhã de hoje (17), o Subprocurador recebeu a mais alta comenda do Legislativo Paraibano: a medalha Epitácio Pessoa.

A homenagem foi iniciativa do deputado estadual Branco Mendes em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Subprocurador-Geral ao Estado da Paraíba. “Nos Sertões da minha querida Paraíba não nascem apenas xique-xique e mandacaru; nascem também homens humildes, gente perseverante, lutadora e de caráter. Apenas mulheres e homens reconhecidamente dignos merecem a medalha Epitácio Pessoa e, hoje, você muito orgulha Aguiar, a nossa terra natal”, disse o parlamentar ao homenageado.

Em seu discurso, o deputado ressaltou que a comenda dada ao Subprocurador-Geral foi aprovada por unanimidade no Legislativo estadual. “José Roseno Neto é filho de agricultores, nasceu de uma mulher da roça, vitoriosa no próprio nome; o pai com a própria enxada tirava o sustento da família. José Roseno se fixou na idéia de que os estudos lhe conduziriam a uma vida mais digna, seguiu em frente e venceu. Sempre estudou em escolas públicas, morou na Casa de Estudantes e concluiu o curso de Direito na UFPB, superando todas as dificuldades”, lembrou Branco Medes, que também falou sobre a trajetória profissional de José Roseno Neto no Ministério Público da Paraíba.

O Subprocurador recebeu a homenagem com muita alegria e disse que é com zelo e dedicação que exerceu e exerce todos os cargos que assumiu na instituição ministerial. “Quem me conhece sabe das imensas dificuldades que enfrentei, na condição de estudante pobre, para vencer na vida. Superei as dificuldades, sepultei o pessimismo, avancei nas alegrias, valorizei a esperança. E hoje posso testemunhar que tudo valeu a pena, pois a sabedoria esteve sempre do meu lado, sendo uma inseparável companheira. Foi ela quem me mandou seguir em frente e conquistar o que era meu. Assim o fiz”, disse.

 

Plenário lotado

A sessão solene foi presidida pelo deputado estadual Zenóbio Toscano. Vários promotores e procuradores do Ministério Público da Paraíba, magistrados, vereadores e representantes de governos municipais e estadual, amigos e familiares compareceram ao Plenário Deputado José Mariz para prestigiar o Subprocurador Geral de Justiça.

A solenidade também contou com a presença da Procuradora de Justiça e Corregedora-Geral do Ministério Público de Sergipe, Maria Creuza Brito de Figueiredo, que é vice-presidente do Conselho Nacional de Corregedores Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e Distrito Federal. “Vim prestigiar essa honrosa comenda porque, na época em que José Roseno foi corregedor do MPPB, ele foi considerado um dos melhores corregedores do País”, disse.

 

Perfil

José Roseno é um dos 12 filhos dos agricultores Antônio Roseno da Silva e Vitória Francisca da Silva. Nasceu em 1950, no Sítio Riacho Verde, zona rural do município de Aguiar, município do Sertão da Paraíba.

O Subprocurador Geral de Justiça ingressou na carreira do Ministério Público Estadual em 1981. Dois anos depois, foi nomeado para o cargo de promotor substituto na Promotoria de Bonito de Santa Fé. Atuou nas Comarcas de Coremas e Alagoinha, foi secretário-geral do Ministério Público e, em fevereiro de 2006, foi empossado Procurador de Justiça. Exerceu o cargo de Corregedor-Geral do MP e atualmente é o Subprocurador-Geral de Justiça da instituição.

José Roseno Neto é casado com a Promotora de Justiça Maria Ferreira Lopes Roseno, com quem teve dois filhos: Carlos Henrique Lopes Roseno e Agda Victórya Lopes Roseno. Durante a solenidade, o Subprocurador fez um agradecimento especial aos amigos e familiares. “Aos colegas do Ministério Público, aos amigos que aqui vieram e aos meus parentes, estes na pessoa do meu irmão Damião Roseno de Sousa, quero agradecer, igualmente, sem distinção, pelo apoio na longa caminhada, bem assim por serem cúmplices desse momento ímpar em minha existência, pois sem eles jamais teria alcançado esse sublime ato”, destacou.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe