A Paraíba o tempo todo  |

Jornal O Globo produz vídeo e reportagem enaltecendo legado de Jackson do Pandeiro

O centenário de nascimento do paraibano Jackson do Pandeiro foi destaque na edição deste domingo (25) do Caderno de Cultura do jornal O Globo, do Rio de Janeiro. A produção da reportagem assinada pelo jornalista Eduardo Vessoni contou com apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Além da matéria publicada no jornal, o grupo Globo disponibilizou para seus assinantes e leitores um vídeo de mais de 13 minutos sobre o ilustre paraibano (encurtador.com.br/ayY57).

Eduardo Vessoni esteve na Paraíba produzindo a matéria no início do ano, quando visitou as cidades de João Pessoa, Alagoa Grande e Campina Grande para entrevistar o biógrafo Fernando Moura, a viúva de Jackson, Neuza Flores, e músicos paraibanos (Biliu de Campina, Artur Pessoa e Sandrinho Dupan), que admitem influências de Jackson do Pandeiro em suas composições.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que o convite para o jornalista vir à Paraíba produzir uma reportagem de fôlego sobre o centenário do Rei do Ritmo teve o objetivo de divulgar o Destino Paraíba, por intermédio de seu filho ilustre. “Turismo e Cultura caminham lado a lado. Jackson nunca renegou suas origens paraibanas e divulgou suas raízes paraibanas e nordestinas. Todos os jornalistas que vieram conhecer nossos roteiros turísticos neste ano, foram convidados a conhecer Alagoa Grande e Campina Grande, duas cidades importantes para Jackson e sua trajetória artística e musical”, relatou a executiva paraibana.

Novas reportagens – Além do material divulgado pelo jornal O Globo neste domingo (25), há pela menos duas outras reportagens para serem divulgadas sobre o Destino Paraíba e Jackson do Pandeiro na imprensa nacional até o dia 31 de agosto, data de nascimento do músico. Em maio, o jornalista Eduardo Andreassi, de São Paulo, e que escreve para vários portais, esteve na Paraíba produzindo material sobre o músico paraibano. O material ainda não foi divulgado. Em julho, uma equipe do programa ‘Antenize’, da TV Brasil, de Brasília (DF), visitou Alagoa Grande e o Memorial Jackson do Pandeiro. No local entrevistaram moradores, estudantes e músicos. No início de agosto uma equipe do jornal Estado de Minas entrevistou músicos paraibanos para produzir material sobre a influência do Rei do Rítmo nas músicas e canções atuais. Todo esse material jornalístico deve ser divulgado até o final de agosto.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe