Por pbagora.com.br

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (26), por meio de videoconferência, com o embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, Todd Chapman, ocasião em que apresentou as potencialidades da Paraíba e oportunidades de investimentos e parcerias em áreas estratégicas, como turismo, energias renováveis, educação, segurança e infraestrutura hídrica.

Durante o encontro virtual, o chefe do Executivo estadual também fez uma explanação sobre o trabalho do Governo da Paraíba no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Dentre as ações mencionadas pelo gestor está a abertura de mais de 1.300 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria. “Passamos pelo momento mais difícil e a nossa estrutura de saúde não teve colapso em nenhum momento e estamos retomando o processo de retomada da geração de emprego e renda, com o lançamento do programa de investimentos na construção civil em todas as regiões do Estado”, frisou.

Na reunião, João Azevêdo destacou a qualidade da malha rodoviária, os investimentos em infraestrutura hídrica e a capacidade fiscal e de gestão do Estado. Ele ainda pontuou possíveis oportunidades de cooperação com os Estados Unidos a partir do programa Gira Mundo, no segmento de energias renováveis e nas implantações do estaleiro para reparos navais no município de Lucena e do Polo Turístico Cabo Branco, que prevê a construção de hotéis, resorts e atividades de animação turística, comércio e serviços em uma localização estratégica de João Pessoa. “Nós trabalhamos fortemente para desenvolver o nosso Estado, que tem um grande potencial de investimentos, o que irá resultar na geração de emprego e renda para nossa população”, acrescentou.

Ainda no encontro, João Azevêdo ressaltou o trabalho do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que tem o objetivo de fomentar a economia da região a partir de um esforço conjunto entre os nove Estados.

Por sua vez, o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, parabenizou a apresentação do governador e revelou interesse de visitar a Paraíba até o final do ano para iniciar e ampliar parcerias entre o Estado e o país. “Eu vi oportunidades em vários segmentos. Fiquei interessado nos projetos do estaleiro e do turismo, no Gira Mundo, nos investimentos em energias renováveis, que deverão ocorrer de forma mais imediata, e nos setores agrícola e de água. Nós queremos estabelecer um memorando de entendimento para organizar esse trabalho de cooperação na educação, segurança e na economia”, pontuou.

A reunião também contou com a participação de John Barrett, cônsul-geral dos Estados Unidos da América (EUA) em Recife; Catherine Griffith, cônsul para Assuntos Políticos e Econômicos no Consulado-Geral dos Estados Unidos em Recife; Gilmar Martins, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão; e Rômulo Polari, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Governo do Estado discute ações para o artesanato no pós-pandemia

O Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), promove, em parceria com várias instituições, uma série de eventos virtuais para discutir ações que deverão ser…

Motorista perde controle de veículo e quase invade borracharia, em JP

No final da manhã desta segunda-feira (28), um motorista perdeu o controle do carro que pilotava e quase causa uma tragédia invadindo uma borracharia no bairro do José Américo, em…