João Pessoa é a capital do Nordeste com a menor taxa de homicídios. De acordo com o Atlas da Violência 2018, divulgado nesta sexta-feira (15), a capital paraibana obteve uma taxa de 44,9 mortes violentas por grupos de 100 mil habitantes. Entre as 309 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes que constam na lista, João Pessoa aparece na posição 117.

Os dados são referentes à segunda parte do Altas da Violência, referente aos anos de 2006 e 2016. Na primeira parte, o estudo indicou que a Paraíba apresentou a maior redução na taxa de morte de jovensentre 2015 e 2016 no país. Embora, o mesmo estudo apontou que o número de mortes de mulheres aumentou 70% em 10 anos na Paraíba.

Entre as capitais nordestinas, completam a lista abaixo de João Pessoa, as cidades de Teresina, no Piauí; Recife, em Pernambuco; Fortaleza, no Ceará; Maceió, em Alagoas; São Luís, no Maranhão; Salvador, na Bahia; Natal, no Rio Grande do Norte; e Aracaju, em Sergipe.

G1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) para repercutir o dado, mas até a publicação da reportagem não havia uma resposta. O próprio Atlas da Violência lista a política pública Paraíba Unida Pela Paz, implementada pela Seds em 2011, é listada como uma medida positiva entre as adotadas no mundo.

Taxa de homicídios nas capitais nordestinas

CidadeTaxa de homicídios por 100 mil hab.
João Pessoa44,9
Teresina46,8
Recife53,1
Fortaleza55,0
Maceió55,6
São Luís59,5
Salvador61,7
Natal70,6
Aracaju76,5

Fonte: Atlas da Violência/Ipea e FBSP

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

João Pessoa tem espetáculos e música gratuitos no Centro da cidade neste domingo

Domingo é dia de AnimaCentro, com eventos de lazer gratuitos, com espetáculos e música, para todas as idades na área central de João Pessoa. As atividades são promovidas pela prefeitura;…

Tubarão martelo, com risco de extinção, é capturado no Litoral Sul paraibano

Um tubarão martelo foi capturado na Praia do Sol, Litoral Sul paraibano, na noite da última quinta-feira (17). Segundo as informações que foram divulgadas neste sábado (19), a captura foi…