A Paraíba o tempo todo  |

João Pessoa tem a menor taxa de homicídios entre as capitais do Nordeste

João Pessoa é a capital do Nordeste com a menor taxa de homicídios. De acordo com o Atlas da Violência 2018, divulgado nesta sexta-feira (15), a capital paraibana obteve uma taxa de 44,9 mortes violentas por grupos de 100 mil habitantes. Entre as 309 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes que constam na lista, João Pessoa aparece na posição 117.

Os dados são referentes à segunda parte do Altas da Violência, referente aos anos de 2006 e 2016. Na primeira parte, o estudo indicou que a Paraíba apresentou a maior redução na taxa de morte de jovensentre 2015 e 2016 no país. Embora, o mesmo estudo apontou que o número de mortes de mulheres aumentou 70% em 10 anos na Paraíba.

Entre as capitais nordestinas, completam a lista abaixo de João Pessoa, as cidades de Teresina, no Piauí; Recife, em Pernambuco; Fortaleza, no Ceará; Maceió, em Alagoas; São Luís, no Maranhão; Salvador, na Bahia; Natal, no Rio Grande do Norte; e Aracaju, em Sergipe.

G1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) para repercutir o dado, mas até a publicação da reportagem não havia uma resposta. O próprio Atlas da Violência lista a política pública Paraíba Unida Pela Paz, implementada pela Seds em 2011, é listada como uma medida positiva entre as adotadas no mundo.

Taxa de homicídios nas capitais nordestinas

CidadeTaxa de homicídios por 100 mil hab.
João Pessoa44,9
Teresina46,8
Recife53,1
Fortaleza55,0
Maceió55,6
São Luís59,5
Salvador61,7
Natal70,6
Aracaju76,5

Fonte: Atlas da Violência/Ipea e FBSP

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe