A Paraíba o tempo todo  |

João Pessoa registra mais de dois mil casos de Aids em 12 anos

Do total de pessoas identificadas com HIV/Aids, 72% são do sexo masculino e 28%, do sexo feminino

A Secretaria de Saúde de João Pessoa identificou 2.036 casos de Aids no estado nos últimos 12 anos. Do total de pessoas identificadas com HIV/Aids, 72% são do sexo masculino e 28%, do sexo feminino. Até o terceiro trimestre de 2019, a rede municipal de saúde realizou 36.800 testes rápidos para HIV; 31.900 para sífilis; 27.700 mil para hepatite B e 28.200 mil para hepatite C. A gerente operacional das ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, Ivoneide Lucena Pereira, conta que há várias formas de se prevenir das infecções sexualmente transmissíveis.

“Uma das formas de cuidado também pode ser frequentar o serviço de saúde, que é uma dificuldade por parte do perfil do jovem; tomar a vacina para Hepatite B; ter relações sexuais com preservativo; dialogar com o seu parceiro a melhor forma de se prevenir. Então, são várias prevenções que pode manter sua saúde em dia.”

José da Paz Santana, de 50 anos, descobriu que era soropositivo há 22 anos, quando foi fazer uma doação de sangue. Depois disso, sexo só com camisinha.

“Quando descobre, aí se vê em depressão. O que foi que aconteceu? Querer culpar os outros e isso não existe. Eu acho que o método é ter cuidado e usar o preservativo. Também é importante para a nossa vida.”

José da Paz Santana faz o tratamento no Hospital Clementino Fraga, referência para o tratamento de HIV/Aids, que é responsável pelo acompanhamento de 90% dos pacientes do Estado. A Secretaria Municipal de Saúde oferece diariamente aos usuários o serviço de testagem rápida para HIV/Aids e outras IST como sífilis, e hepatites B e C.

Além das unidades de saúde da família e policlínicas municipais, o serviço também é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe. E não esqueça: a retirada gratuita de camisinhas nas unidades de saúde é um direito seu; por isso, não devem ser impostas quaisquer barreiras ou condições para que você as obtenha. Retire quantos preservativos masculinos ou femininos você julgar que necessite.

A camisinha é o único método que previne contra todas as ISTs. Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e se proteja. Para mais informações, acesse: saúde.gov.br/ist.

 

Agência Rádio

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe