O governador João Azevêdo visitou, na tarde desta sexta-feira (28), obras de esgotamento sanitário que estão em execução nos bairros Colibris, José Américo e Valentina de Figueiredo, todos na Zona Sul de João Pessoa. Nesta segunda etapa, estão sendo investidos mais de R$ 30 milhões, fazendo com que a Capital chegue a mais de 80% de cobertura de esgotamento sanitário.

As obras incluem cinco estações elevatórias: duas do sistema de esgotamento sanitário do José Américo, beneficiando também Água Fria, Cidade dos Colibris e adjacências; uma estação elevatória no bairro do Valentina Figueiredo; e mais duas do sistema de esgotamento sanitário que vai beneficiar as praias do Seixas e Penha.

Durante a visita técnica, o governador João Azevêdo falou da importância das obras de esgotamento sanitário para a qualidade de vida da população de João Pessoa. “A conclusão dessas obras fará com que João Pessoa ultrapasse 80% de sua população beneficiada com sistema de esgotamento sanitário. Um esgoto que é coletado, tratado em estações adequadas, que não é lançado em rios, nem nós temos interceptor marinho. É uma cidade que tem uma preocupação muito grande com esgotamento sanitário, e que temos mantido isso”, afirmou, destacando que bairros como José Américo e Laranjeiras ficarão com 100% do sistema de esgotamento sanitário concluído.

Foto: Francisco França

A obra compreende, ainda, a implantação de mais de 41 km de rede coletora, além de 2,2 mil km de emissários e 3,5 km de receptores. Esse conjunto de equipamentos possibilitará cerca de 9 mil ligações, beneficiando uma média de 40 mil pessoas.

Já o secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, destacou a importância social das obras de esgotamento sanitário nos bairros da Zona Sul de João Pessoa. “Depois de um certo tempo, a população sequer vai perceber, porque os tubos ficam enterrados. Mas, evidentemente, tem um valor muito grande: saúde da população e também para o meio ambiente. Ter um município do porte de João Pessoa alcançando mais de 80% de cobertura de esgotamento sanitário é motivo de muita alegria para nós que fazemos parte do Governo do Estado”, disse.

Foto: Francisco França

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcos Vinícius, ressaltou que o esgotamento sanitário demonstra o compromisso do Governo do Estado com a população de João Pessoa, explicando de que modo ocorrerá a integração dos sistemas: “A obra atinge essas três frentes: a conclusão das bacias C e D do José Américo; No Valentina, a bacia A e também a bacia C, que vão se integrar aos sistemas já existentes, complementando o José Américo, que vai ficar com 100% de cobertura de esgotamento sanitário, carreando esses esgotos, de forma adequada, para a estação de tratamento de Mangabeira, onde estamos fazendo mais um módulo”, concluiu.

 

Secom

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Moradores de Santa Rita denunciam falta de coleta do lixo

Mesmo com contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Santa Rita e a empresa de limpeza urbana Geo Urbana, o lixo do município não estaria sendo recolhido. Até dezembro deste…

Cagepa vai restabelecer serviço de água para inadimplentes por conta do covid-19

Em meio a pandemia do novo coronavírus, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai restabelecer o serviço de água para os inadimplentes. O presidente da Companhia Marcus…