Duas obras que visam garantir segurança hídrica para região do Brejo foram vistoriadas nesta segunda-feira (11). O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, inspecionou o andamento das obras de construção do Sistema Adutor Nova Camará e a recuperação da Barragem Saulo Maia, em Areia.

 

O sistema de abastecimento d’água Nova Camará tem uma extensão de 74 quilômetros e está recebendo investimentos na ordem de R$80 milhões. A obra vai garantir água de qualidade para sete cidades. São elas: Esperança, Remígio, Lagoa Seca, Matinhas, Pocinhos, Puxinanã e São Sebastião de Lagoa de Roça e ainda os distritos de Cepilho, São Tomé e Campinote.

 

“Em breve, cerca de 100 mil habitantes terão água tratada e de qualidade em suas torneiras através desse sistema adutor. Desde 2012, essas pessoas enfrentam situação de grande escassez de água, algo que está bem próximo a acabar”, destacou o secretário João Azevêdo.

 

Na cidade de Remígio, João Azevêdo vistoriou as obras do reservatório de água tratada que atenderá toda a região do Brejo. Partindo para a cidade de Areia, o secretário inspecionou as obras de recuperação da Barragem Saulo Maia, que faz parte da terceira etapa do Programa de Recuperação de Barragens.

 

Construída há cerca de 20 anos, seu sistema de drenagem é deficiente e possuía erosões no maciço terroso provocado pela proliferação de formigueiros e cobertura de densa mata. E por isso necessitava de reparos. A barragem Saulo Maia serve para abastecer reforçar o abastecimento da população de Areia.

 

João Azevêdo destacou o trabalho que vem sendo executado dentro do Programa de Recuperação de Barragens. “Esse é um trabalho muito importante, pois visa preservar importantes barragens existentes no Estado e visa ainda evitar acidentes que colocariam em risco a vida das populações à jusante dessas barragens.

 
Redação com Secom-PB
Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Shoppings da Paraíba terão que oferecer 20 minutos de carência em estacionamentos

Assembleia aprova carência de 20 minutos em estacionamentos da Paraíba A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (22), o projeto de Lei (PL) 772/2019,…

“Nós vamos estar prontos caso isso ocorra” diz João sobre óleo nas praias

Após reunião técnica para debater a questão do óleo que está castigando o litoral nordestino, mas que ainda não chegou à Paraíba, o governador João Azevêdo (PSB) detalhou no início…