Por pbagora.com.br

O florescimento dos ipês é mais uma atração para os turistas que visitam João Pessoa nos próximos meses, deixando a paisagem mais leve, com o cair das flores, formando um tapete colorido no Parque Solon de Lucena. As fotos das árvores revelam um dos mais belos espetáculos da natureza, e essa beleza deve atrair mais visitantes. Nativos da Mata Atlântica, os ipês enfeitam praças, avenidas e canteiros centrais de vias públicas da capital, porém é na ‘Lagoa’ que eles ganham um destaque especial.

 

Apenas neste local são 68 árvores, mas a PMJP já conseguiu catalogar 497 plantas espalhadas pela cidade. Segundo a Seman, são registrados 2 mil ipês amarelo, roxo e rosa na capital, o amarelo em maior número com o registro de 1.300 árvores.

 

Para possibilitar que as futuras gerações tenham o prazer de acompanhar a floração das árvores, a Semam já substituiu as plantas mais antigas, que morreram pela própria idade ou foram atacadas por fungos, por novas mudas.

 

Segundo Anderson Fontes, diretor do Controle Ambiental da Seman, a florada do ipê mostra seu estágio de metabolismo, ou seja, a fase natural de crescimento, de amadurecimento e de reprodução. “As flores do ipê duram poucos dias, tendo uma floração a partir de setembro, onde elas desabrocham, durando no máximo três dias no galho e depois caem. A florada da árvore dura cerca de 30 a 45 dias”, explica Anderson. Os cuidados com os ipês saudáveis têm início em agosto, com a poda de limpeza e tratamento fitossanitário, com o combate às pragas urbanas.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Notícias relacionadas

Secretário de turismo de JP, Daniel Rodrigues, vence a Covid-19 e recebe alta

Recebeu alta médica nesta quinta-feira (25), o secretário de turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues de Lacerda Nunes que estava internado no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa…

Três bairros de JP registram queda de árvores por conta das chuvas

Ao menos três bairros de João Pessoa registraram quedas de árvores nesta sexta-feira (26) por conta das fortes chuvas que atingem a capital paraibana desde as primeiras horas da manhã.…