A Paraíba o tempo todo  |

Inscrições do Sisu 2021.1 começaram hoje (06); veja como participar

Close-up photo of male hands with laptop. Man is working remotely from home. Freelancer at work

Nesta edição serão disponibilizadas 209.190 mil oportunidades

A partir de hoje, 06, estudantes interessados em ingressar no ensino superior através das vagas disponibilizadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem se inscrever no programa. As inscrições devem ser efetuadas diretamente no site do Sisu até a próxima sexta-feira, dia 9. Ao clicar em “fazer inscrição”, o candidato será direcionado para fazer login no Gov.br, caso não tenha será preciso fazer o cadastro. 

Por meio do Sisu, são oferecidas vagas para cursos de graduação em universidades públicas de todo o Brasil. Nesta edição serão disponibilizadas 209.190 mil oportunidades, distribuídas em 5.685 mil cursos de 110 instituições. Esses números podem ter sofrido alguma alteração, tendo em vista que as instituições participantes puderam modificar o quadro de vagas até ontem, conforme comunicado do Ministério da Educação

Os candidatos devem ter participado, obrigatoriamente, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O programa conta com uma chamada única que será liberada no dia 13 de abril. Os aprovados terão entre 14 a 19 de abril para efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino para a qual for selecionado. Quem não for convocado pode integrar a lista de espera entre os dias 13 a 19 de abril.

Confira a nota de corte diariamente

Uma etapa muito importante, mas que algumas pessoas não prestam atenção nisso é a atualização da nota de corte até o último dia das inscrições. Essa nota é a menor pontuação necessária para conseguir ser selecionado no curso. É importante verificá-la, pois, a cada dia o sistema pode receber novas inscrições para o mesmo curso na mesma instituição e, com isso, a nota de corte pode variar a cada dia.

Caso ela esteja muito distante da sua média, por exemplo, a nota de corte para o curso chegar a 800 e a sua média for 700, será possível mudar a opção de curso até o fechamento da inscrição, escolhendo outra oportunidade mais próxima da sua nota.

Saiba como funciona e acompanhe a lista de espera

A lista de espera é a última etapa do processo seletivo do Sisu. Os candidatos não selecionados na chamada única podem participar dessa lista. Nesse caso, as convocações são realizadas pelas instituições, por isso, é preciso acompanhar o site da faculdade para não perder as chamadas.

 

Cronograma Sisu 2021.1

Inscrições: de 6 a 9 de abril

Resultado da chamada única: 13 de abril

Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe