A Paraíba o tempo todo  |

Inova Gastronomia termina nesta quinta

Considerado o maior evento do setor no Estado, o Inova Gastronomia Paraibana terá o seu último dia de programação nesta quinta-feira (19), no Sesc Cabo Branco, na beira mar de João Pessoa. O último dia do evento terá início às 9h e segue até às 21h30, com oficinas, palestras, aulas shows e feira cultural e gastronômica. Desde a última terça (17), o Inova reúne empresários, profissionais, chefs e interessados na arte culinária, debatendo temas como inovação, gestão e sustentabilidade. Uma das novidades desta edição é o encontro de food trucks e food bikes, que acontecerá nesta quinta, das 17h30 às 21h30, no prédio do antigo Goiamum Gigante, próximo ao Sesc Cabo Branco.

“Durante três dias, estamos tendo uma extensa e diversificada programação, com a participação de 55 chefs de todo o país. O evento é uma grande oportunidade para compartilhar informação e conhecimento e fomentar o nosso mercado local”, destacou o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim. Segundo ele, a gastronomia é uma das formas de incremento do turismo. “A qualidade da gastronomia paraibana vem evoluindo do Litoral ao Sertão e desenvolvendo o turismo de diversas cidades. Para avançarmos mais, os empresários e profissionais do setor precisam estar preparados e capacitados”, completou.

A programação do Inova desta quinta tem início às 9h, com duas oficinas: Paraibanidade na mesa (chef Walter Ulysses) e Gastronomia Sustentável (chefs Samuel Paulino e Severina Cabral). À tarde, a partir das 14h, tem início o Fórum Paraibano de Gastronomia, com quatro palestras. A primeira será com o chef paraibano Onildo Rocha que irá falar sobre “Cozinha Regional não convencional”.

Em seguida, a partir das 15h, os chefs pernambucanos André Saburó, Duca Lapenda e Joca Pontes mostrarão as percepções sobre cozinha étnica praticada no nordeste, tendo como exemplo pesquisas na Itália, na França e no Japão. O fórum segue com mais duas palestras: “Gerenciamento de operações de hospitalidade em eventos de grande porte”, com o chef carioca William Chen Yen; e “Slow Food”, com Izadora Evelin (chef de Roraima) e Adilson Santana (chef paraibano).

Já as aulas show terão início às 16h30, com quatro chefs ensinando e mostrando como fazer suas receitas. A primeira apresentação será com o chef e confeiteiro Lucas Corazza, que irá mostrar a interseção entre frutos regionais e técnicas francesas. Depois, a chef mato grossense Ariani Malouf vai ensinar como fazer uma pescada na manteiga de garrafa e gnochi de banana da terra. A terceira aula será com o chef mineiro Leo Paixão, que apresentará uma carne de sol com bernaise de manteiga de garrafa, fricassé de fava verde com farofa de coco queimado. Por fim, o chef carioca Thomas Troisgros mostrará o encontro da tradição e a modernidade no processo criativo.

A partir das 17h30 e até às 21h30, terá início a feira gastronômica, com o encontro de food trucks e food bikes, quando haverá o encerramento do evento.O Inova Gastronomia é um evento realizado pelo Sebrae Paraíba em parceria com a Fecomércio/Sesc/Senac. As inscrições podem ser feitas no próprio local ou no site do evento (www.inovagastronomia.com.br), custam R$160 (profissionais) e R$80 (estudantes) para a participação em todas as atividades da programação. Já a feirinha gastronômica tem acesso livre.

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe