A Paraíba o tempo todo  |

Indígenas da PB recebem incentivo da Funai para geração de renda

Indígenas da Paraíba devem receber incentivo da Fundação Nacional do Índio (Funai) para atividades sustentáveis, o objetivo é a geração de renda entre as comunidades.

O órgão federal fará a regularização ambiental para a produção de camarão pelo povo Potiguara no estado. Entre outras ações, estão o apoio à produção de café especial pelo povo Paiter-Suruí, em Rondônia, a assistência ao manejo do pirarucu pelo povo Paumari, no Amazonas, e o suporte ao plantio de grãos pelo povo Paresi, em Mato Grosso.

De acordo com o presidente da Funai, Marcelo Xavier, ao impulsionar a geração de renda de forma responsável nesses territórios, a fundação colabora para que os indígenas se tornem autossuficientes e sejam protagonistas da própria história. “Pautamos nossas ações na pacificação de conflitos, no diálogo e na promoção da dignidade e segurança jurídica. Sempre com respeito aos usos, costumes e tradições de cada povo. Conversamos diretamente com as comunidades indígenas a fim de apoiar suas potencialidades. Todos anseiam por melhores condições de vida. Com o indígena, não é diferente. Por isso a importância de uma Funai fortalecida e atuante”, ressalta Xavier.

Segundo a Funai, atualmente, está em curso a compra de 40 tratores industriais e outros equipamentos agrícolas para apoio às atividades produtivas em comunidades indígenas. A ideia é contribuir para que elas mantenham a produção, além de colaborar para que, no período pós-pandemia, os indígenas invistam em processos de geração de renda, sempre respeitando a autonomia e a vontade de cada etnia.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      8
      Compartilhe