O Governo do Estado vai inaugurar neste mês de setembro, em data a ser divulgada, a Procuradoria Jurídica do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor – IASS. A Procuradoria foi totalmente recuperada, restaurada e humanizada e receberá o nome do desembargador Geraldo Ferreira Leite. As obras tiveram o apoio logístico da Paraíba Previdência – PBPREV, através do presidente, médico João Bosco Teixeira.
O diretor-superintendente do IASS, médico Gualberto Chianca, revela que os demais serviços do instituto também foram recuperados: Departamento Médico-Odontológico: Deputado Gervásio Maia; Laboratório de Análises Clínicas: Dr. Rivadavia Pereira Guedes; Auditório Prof. Dr. Pedro Silidônio Palitot; Biblioteca: Prof. Dr. Paulo Américo Maia Vasconcelos; Unidade de Diabetes: Oscar Pequeno de Moura; Policlínica: Benedita Targino Maranhão “Yayá”; e Unidade de Reabilitação e Fisioterapia: Dulce Mendes Ferreira. Todos esses departamentos médico-odontológicos e a parte administrativa foram totalmente recuperados.
A homenagem ao desembargador Geraldo Ferreira Leite, que faleceu este ano, é fruto de uma ação conjunta do IASS – Instituto de Assistência à Saúde do Servidor e a PBPREV – Paraíba Previdência, através dos seus dirigentes, médicos Gualberto Chianca e João Bosco Teixeira, em reconhecimento à relevante contribuição oferecida pelo saudoso desembargador à Justiça e à sociedade paraibana, pelo conjunto de suas ações e desempenho como emérito julgador e homem do Direito.
O HOMENAGEADO – GERALDO FERREIRA LEITE nasceu em Guarabira, no dia 25 de novembro de 1927. Filho do Doutor Jonas de Oliveira Leite e de Severina Ferreira de Gouveia Leite. Formou-se Bacharel em Direito, em 1951, pela Faculdade do Recife. Foi funcionário do antigo Departamento dos Correios e Telégrafos, em Pernambuco, onde exerceu a Chefia da Receita. No Recife, desenvolveu suas atividades profissionais como advogado. Ingressou na Magistratura como Juiz de Direito de Araruna, nomeado em 4 de agosto de 1953. Foi promovido em 13 de agosto de 1960 para a Comarca de Cajazeiras, de onde saiu em 25 de outubro de 1960 para Picuí. Em seguida, foi novamente promovido para a Oitava Vara de Campina Grande, em 13 de outubro de 1965. Em 14 de janeiro de 1966 foi removido para a Segunda Vara.
Prosseguindo sua ascensão, foi nomeado Juiz Substituto de Desembargador, no dia 4 de abril de 1967. Dois anos depois, no dia 21 de maio de 1969, foi publicado o Ato de sua nomeação para o cargo de Desembargador. Presidiu o Tribunal de Justiça da Paraíba no período de 1975 a 1976. Também foi presidente Professor da Faculdade de Direito da Universidade Regional do Nordeste, em Campina Grande, e de Direito Processual na Universidade Federal da Paraíba, onde também exerceu a Chefia do Departamento de Prática Forense e Organização Judiciária, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
Ascom