A Paraíba o tempo todo  |

Hugo Motta relata avanços e reafirma compromisso por melhorias para os irrigantes de Pombal

Em Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba realizada na noite desta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Pombal, para debater sobre as regras de utilização da água para irrigação para a região de Pombal, o deputado federal Hugo Motta falou sobre a luta por melhores condições de vida para o homem do campo.

Segundo Hugo Motta, o momento é de colaboração para que possam conviver da melhor maneira com o período de seca. “Nossa luta é para o bem do povo sertanejo. Estamos cumprindo nosso papel de estar junto da sociedade e cobrando soluções para os problemas. Trouxemos aqui o presidente da Agência Nacional de Águas para ver de perto as dificuldades e destravar o impasse com relação a irrigação”, disse.

O parlamentar informou ainda que na próxima semana estará no Ministério da Integração para buscar a implantação de microaspersores. O sistema de microaspersão irriga de maneira econômica e mais eficiente a plantação, garantindo melhor qualidade na produção e evitando o desperdício de água.

Já o senador Vital do Rêgo destacou os avanços no diálogo e garantiu acompanhar se as ações estão realmente beneficiando os agricultores da região de Pombal.

Dentre as regras estabelecidas estão a utilização de água para irrigação por um período de três dias em horário de tarifa verde e que não haja a prática de irrigação por inundação, já que o desperdício de água é maior.

Conforme o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Arruda, as medidas estão sendo tomadas para que haja garantia de abastecimento de água para mais de 400 mil habitantes por um maior período de tempo, até que haja a normalização do período chuvoso.

A Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba foi proposta pelo deputado estadual Janduhy Carneiro, através do requerimento 5606/2013.

A situação do reservatório Coremas-Mãe D’água

De acordo com os técnicos da Agência Nacional de Águas, novos estudos para medir a capacidade real do reservatório serão realizados.

A expectativa é que Coremas tenha atualmente, de fato, 450 milhões de metros cúbicos. Sendo assim constatado, o reservatório terá a capacidade de abastecimento até dezembro de 2014, caso o período chuvoso continue abaixo da média.

 

Participaram da sessão, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Arruda, o presidente da AESA, João Vicente, o deputado estadual Vituriano de Abreu, o vice-prefeito de Coremas, Lucrenato Júnior, os vereadores de Pombal Alcides Gomes, Zé William, Marcos Bandeira, Gilberto Ismael, Ailton Melo, Paulo Gomes e Rogério Martins, comitiva de vereadores de Cajazeirinhas e Paulista, produtores rurais da região de Pombal, representantes da Emater, da Igreja católica, presidentes de associações dos produtores rurais e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria de Lourdes



Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe