A Paraíba o tempo todo  |

Hospital Universitário Alcides Carneiro publica Plano de Contingência

Por meio do Boletim Extraordinário nº 100, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, publicou o Plano de Contingência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-19). O documento tem como objetivo auxiliar o hospital na resposta ao enfrentamento da doença, apontando as responsabilidades do HUAC junto a Secretaria de Saúde de Campina Grande.

O Plano também conta com as ações a serem implementadas para promover a assistência adequada ao paciente, vigilância epidemiológica sensível e oportuna, como também ações de comunicação; além de ativar o Comitê Gestor Interno de Enfrentamento e Combate à Covid-19 (CGIECC).

Também são elencadas no documento as informações quanto às medidas de prevenção e controle voltadas aos profissionais de saúde, como: critérios de definições operacionais de casos; medidas para prevenir ou limitar transmissão; fluxo de atendimento; manejo clínico; notificação, procedimentos para diagnóstico laboratorial; prognóstico de alterações físico-estruturais de áreas críticas destinadas ao controle da Covid-19.

Desde o início da pandemia, o HUAC vem adotando medidas, tanto de âmbito interno quanto externo, com o intuito de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial de Saúde, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19).

O Plano de Contingência do HUAC foi elaborada em conjunto pela Gerente de Ensino e Pesquisa, Alana Abrantes; pela Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Andreia Barros; pela Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Cândida Diniz; pela Gerente de Atenção à Saúde, Consuelo Padilha; pela Gerente Administrativa, Daisy Ribeiro e pela Chefe da Divisão de Enfermagem, Neuma Sobreira.

Confira aqui (https://bit.ly/planohuac) o Plano de Contingência do HUAC na íntegra.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe