A Paraíba o tempo todo  |

Hemocentro de CG faz coleta em Olivedos

Hemocentro de CG realiza coleta externa em Olivedos, nesta terça

A unidade móvel do Hemocentro Regional de Campina Grande participa nesta terça-feira (20), em parceria com a Prefeitura de Olivedos, do evento ‘Um dia de cidadania na praça’. O evento acontecerá durante todo o dia na praça central da cidade e disponibilizará ações sociais e de saúde para todos os cidadãos da localidade e cidades circunvizinhas que queiram se integrar à programação.

O evento terá inicio ás 9h da manhã e se encerrará às 16h da tarde. O Hemocentro estará realizando coleta externa, onde todas as pessoas terão a oportunidade de participar de um ato de verdadeira cidadania e amor ao próximo.

O principal objetivo dessa coleta externa é garantir o estoque de sangue e também é uma oportunidade para que as pessoas tomem conhecimento da ação voluntariada, pois muitos têm vontade de doar, mas às vezes por falta de informação e de tempo não se deslocam ao Hemocentro.

Cuidados – Nos dias de campanha externas, os funcionários do Hemocentro trabalharam para que o local esteja sempre dentro das especificações da Vigilância Sanitária do Estado. São cuidados que vão desde o cadastro dos doadores, até processamento e armazenamento do sangue.
O local é composto por uma recepção, triagem clínica, sala de coleta e um refeitório onde o doador recebe um lanche após a doação. Todo sangue coletado é transportado para o Hemocentro e lá a equipe interna da instituição realiza os procedimentos técnicos necessários.

Também é importante lembrar que todas as pessoas que realizam a doação voluntária de sangue têm direito ao atestado, que abona o dia de trabalho, conforme Lei Federal nº. 1075 de 27/03/1950.

Requisitos – Para doar é indispensável a apresentação de um documento emitido por órgão oficial com foto, pesar acima 50 quilos, ter idade entre 18 e 65 anos, estar saudável, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não estar em jejum. Todas as coletas externas têm inicio ás 9h da manhã e o acabam às 16h. Não pode doar quem teve hepatite após os 10 anos de idade. A periodicidade é a seguinte: para homens, com intervalos de dois a três meses; mulheres, de três a quatro meses.

De acordo com a diretora geral do Hemocentro de Campina Grande, “doar sangue é um gesto de amor e seria muito bom se todo mundo tivesse essa responsabilidade de doar. O fato de estar divulgando a doação de sangue já é extremamente positivo, mas seria muito gratificante que mais instituições se juntassem a nós nesse círculo de amor”, enfatiza Maria das Graças Texeira da Rocha.

Importância – O sangue não pode ser substituído por qualquer medicamento. A doação de sangue deve ser voluntária, mas não gratificada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) de cada cinco pessoas uma vai um dia precisar de sangue.

Cada unidade de sangue doado pode privilegiar até três pessoas. Pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sanguíneas são os mais beneficiados com a doação. Doar sangue é rápido, fácil e seguro.
O material utilizado é descartável e o doador pode e deve acompanhar todo o processo. Em cada doação são coletados menos que 10% do total de sangue existente no corpo de uma pessoa.

Benefícios – Além do voluntário estar salvando até três vidas por doação, o doador fidelizado é aquele que tem ate três doações no período de um ano, faz uma carteira específica onde ele é isento do pagamento de inscrições em concursos públicos estaduais.

Um estudo realizado na Finlândia mostra que a doação pode diminuir em 86% os riscos de problemas cardiovasculares no homem. A relação entre doação e a diminuição das doenças cardíacas está ligada ao excesso de ferro acumulado no sangue, que se torna um potencial agente oxidante, atuando como catalisador da geração de radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo.

Já as mulheres tem este risco naturalmente diminuído durante o período menstrual, que elimina o excedente de ferro acumulado no sangue. As empresas, escolas ou órgãos públicos interessados em ter a unidade móvel do Hemocentro Regional de Campina Grande fazendo coleta de sangue em seus estabelecimentos devem entrar em contato com o setor de captação de doadores no telefone (83) 3310-7151.
 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe