A Paraíba o tempo todo  |

Grupo que pediu demissão diz que PMJP não tem projetos para turismo

Os nove técnicos que na última semana pediram demissão dos respectivos cargos que ocupavam na prefeitura de João Pessoa divulgaram nesta terça-feira, 27, um documento explicando os reais motivos da decisão. A falta de um projeto concreto para o setor foi elencado como principal motivo do pedido de demissão coletiva da equipe da Secretaria de Turismo de João Pessoa.

 

Na “carta aberta à sociedade”, os profissionais que atuavam na Setur expõem preocupação com a falta de direcionamento de projetos e ações, bem como o estilo personalíssimo adotado pelos atuais condutores da política de turismo da Capital. “Estamos também saindo por que não aceitarmos a exclusão de João Pessoa do processo de desenvolvimento do turismo nacional, simplesmente pela total ausência de um verdadeiro projeto desenvolvimentista da atividade, desvinculado de personalismo visceral e alheio as vaidades pessoais dos poderosos de plantão”, diz trecho da carta.

 

O documento não afirma tacitamente se houve algum desentendimento com o atual secretário de Turismo de João Pessoa, mas, de forma subliminar, deixa claro que Elsário Júnior tem andado na contramão do desenvolvimento turístico, “sendo uma figura desagregadora com o trade turístico e os próprios funcionários da Setur”, levanta.

 

O pedido coletivo de demissão foi feito na manhã da última sexta-feira, 23, ao próprio prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB).

 

Confira a nota na íntegra:

 

CARTA ABERTA À SOCIEDADE

 

O turismo é uma das atividades mais importantes da economia, sendo fonte geradora de emprego e renda, e responsável por movimentar anualmente bilhões de dólares por todo o mundo. No Brasil, atividade tem crescido substancialmente, auferindo importantes indicadores que já a colocam entre as atividades econômicas de maior destaque na economia nacional. Com 5 milhões de visitantes estrangeiros em 2008, o Brasil é o principal destino do mercado turístico internacional na América do Sul, e ocupa o segundo lugar na América Latina em termos de fluxo de turistas internacionais.

 

João Pessoa, privilegiada pela história e por suas belezas naturais, é uma das capitais que emerge como um forte destino turístico. Em que pese o crescimento natural como destino importante para o Nordeste do Brasil, a capital paraibana padece de um maior direcionamento de suas ações e iniciativas, sobretudo na coordenação dos diversos atores envolvidos no desenvolvimento da atividade turística.

 

Neste sentido, é papel da gestão municipal o planejamento desse processo, mobilizando e articulando os diversos agentes, para encontrar o melhor caminho para impulsionar a atividade, transformando-a em vetor de desenvolvimento para o Nordeste e para o país.

 

A falta de um norte diretivo por parte do poder público municipal e os inúmeros contratempos resultantes de um verdadeiro desencontro de idéias e opiniões não têm contribuído para aquecer devidamente a atividade, atravancando esse que é sem dúvida o mais promissor vetor de nossa economia.

 

O turismo em João Pessoa carece de uma maior atenção. Falta mais compromisso daqueles que deveriam coordenar o processo. Falta mais diálogo e uma urgente visão de que nada se faz só. Em que pesem os esforços dos demais parceiros, falta ao poder público municipal uma visão mais estratégica e um maior delineamento das incursões desenvolvimentistas da atividade, o que poderia render alvissareiros resultados, especialmente na economia.

 

Após insistentes tentativas mal sucedidas e diante de inúmeros apelos feitos aos detentores do poder, protagonistas e responsáveis, em tese, por mudar o atual cenário, nós, técnicos e amantes do turismo, decidimos, de forma conjunta e consensual, entregar os cargos que ocupávamos na gestão municipal, fato comunicado ao senhor prefeito Luciano Agra, que está ciente de toda a situação vivida desde há tempos.

 

Deixamos um trabalho que, apesar de todas as dificuldades, foi realizado com muito amor e de forma séria e comprometida com a boa causa do turismo, atividade que abraçamos como profissionais e técnicos, dedicando o melhor de nossas forças, acreditando na viabilidade desse segmento que desponta como o mais promissor de nossa economia.

 

Estamos deixando um trabalho que por mais de 4 anos foi feito com muito amor ao turismo e a João Pessoa. Estamos também saindo por que não aceitarmos a exclusão de João Pessoa do processo de desenvolvimento do turismo nacional, simplesmente pela total ausência de um verdadeiro projeto desenvolvimentista da atividade, desvinculado de personalismo visceral e alheio as vaidades pessoais dos poderosos de plantão.

 

Por fim, renovamos a nossa disposição de continuar trabalhando em prol do turismo, qualquer que seja à frente, por que mais que acreditar na sua força e nos seus resultados, amamos e dedicamos o melhor de nossas vidas a essa empolgante atividade econômica que, num futuro próximo, acreditamos, receberá um melhor tratamento em nossa querida e amada João Pessoa.

 

Concluímos agradecendo as inúmeras e incontáveis demonstrações de solidariedade de todos os que compartilharam conosco as discussões e as tentativas de construir outra história para o nosso turismo. Ao final, externamos o agradecimento mais escolhido ao Trade Turístico, incluindo todos os seus membros sem exceção, pela demonstração terna de solidariedade a nossa decisão.

 

João Pessoa, 26 de abril de 2010.

 

Profissionais, Técnicos e ex-servidores da Secretaria de Turismo da Capital (Setur), mas, sobretudo, amantes do turismo de João Pessoa, da Paraíba e do Brasil

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe