A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza as atividades da Campanha Outubro Rosa, movimento que visa alertar e sensibilizar a sociedade sobre a prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama. A abertura oficial aconteceu na sede do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), no Centro de João Pessoa.

Uma programação especial foi elaborada para marcar o início da campanha na Paraíba. As atividades começaram com um café da manhã, seguido de uma apresentação musical comandada por um grupo de violinistas e uma acolhida para as mulheres que estavam na sala de espera dos exames. Além da rotina normal, o CEDC ofereceu mais de 100 consultas com mastologistas para as mulheres que foram procurar o serviço durante todo o dia.

De acordo com a diretora geral do CEDC, Roseane Machado, a campanha serve como alerta às mulheres para cuidar da saúde mamária, principalmente porque o câncer de mama deixou de ser uma doença de pessoas idosas. “Alertamos também a importância do autoexame, pois é nele que a gente faz a percepção de alguma alteração na mama. E identificando alguma coisa, a mulher vai pro PSF, solicita primeiro ao médico do PSF para ser encaminhada para o CEDC, pois aqui não recebemos demanda espontânea, é tudo regulado com João Pessoa”, explicou.

Roseane afirma, porém, que durante o mês de outubro, alguns serviços serão ofertados por demanda espontânea. “Excepcionalmente no Outubro Rosa, nós estamos oferecendo à população da Paraíba a mamografia, o exame clínico da mama, o exame com a mastologista e todas as mamografias que ainda estão precisando fazer biópsia, a gente vai atender sem fila de espera, é chegando e sendo atendida”, completou.

Para a coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher da SES, Fátima Moraes, a grande questão da Campanha é intensificar a informação do quanto que o diagnóstico precoce é importante. “Queremos também desconstruir o mito do medo de saber do resultado de um exame por medo do diagnóstico. Existem muitas mulheres que fazem o exame e nunca vão buscar”, pontuou.

O CEDC é o serviço de referência na Paraíba para a detecção precoce do câncer de mama e colo de útero. Nele, a mulher encontra desde a consulta médica especializada com ginecologista e mastologista, como também todos os exames que são necessários para o diagnóstico precoce do câncer como a ultrassonografia, a mamografia, a punção aspirativa por agulha fina, a biópsia de mama, entre outros. Agregada à estrutura do CEDC existem também os laboratórios de Citopatologia e de Anatomia Patológica, fazendo com que a mulher já saia do Centro com o resultado do diagnóstico.

A Campanha Outubro Rosa acontece em todo país como um incentivo às mulheres, que são as mais frequentemente acometidas com o câncer de mama, a procurarem as unidades de saúde para realizarem exames de mamografia para a busca da prevenção da doença por meio da detecção precoce. 

Programação – As atividades se concentram no CEDC e, em todos as datas programadas, começam às 8h30:

02/10 (terça-feira): atendimento às mulheres idosas do Amém e Vila Vicentina; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

08/10 (segunda-feira): apresentação do Teatro Cia da Saúde e do Sorriso; acolhimento às pacientes; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

15/10 (segunda-feira): dia de beleza com representantes da Mary Kay; acolhimento às pacientes; testemunhos de vida; momento de reflexão com a Pastora Sheila; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

16/10 (terça-feira): atendimento às mulheres idosas do Amém e Vila Vicentina; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

22/10 (segunda-feira): presença do grupo Mãos que Acolhem; acolhimento às pacientes com apresentação musical; palestra sobre o câncer de mama; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

29/10 (segunda-feira): testemunho “Eu venci o câncer”; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

31/10 (quarta-feira): encerramento da campanha; apresentação do grupo de dança da Apae.

 

Secom-PB

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PRF recupera cinco veículos roubados em fiscalizações durante final de semana

Apenas este ano já foram recuperados nas rodovias federais do Estado 124 veículos roubados ou furtados. O número é 58% maior do que o registrado no mesmo período do ano…

UFCG: confira concorrência de concurso para técnico administrativo

Cargos mais concorridos são os de Técnico em Assuntos Educacionais, Enfermeiro e Assistente em Administração. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou nesta segunda-feira, dia 19, o resultado final…