A Paraíba o tempo todo  |

Governo reabre Casa da Cidadania de Jaguaribe

Após cinco meses de obras, Maranhão entrega equipamento que consumiu R$ 560 mil em reformas

A Casa da Cidadania do Bairro de Jaguaribe reabre nesta terça-feira (29), às 10h, em solenidade com a presença do governador José Maranhão. Foram cinco meses de obras e serviços realizados para dotar o ambiente de condições adequadas de trabalho e de conforto para atendimento ao público, cujo fluxo está estimado em 26 mil pessoas ao mês. São 17 boxes de serviços, com funcionamento das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Uma equipe de 120 pessoas trabalhará no local.
Houve recuperação das instalações hidráulica, elétrica e lógica, realizada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan), e nos serviços finais foi usada mão-de-obra de apenados inseridos em programa de ressocialização. Também foram adquiridos novos computadores e equipamentos para os boxes. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 560 mil.

Conforto e economia – O secretário de Cidadania e Administração Penitenciária, Roosevelt Vitta, avalia que com a reinauguração da Casa da Cidadania de Jaguaribe, o governo devolve à população da região sudeste de João Pessoa (que inclui os bairros de Cruz das Armas, Cristo, Distrito Industrial, Cidade dos Funcionários, Alto do Mateus, Rangel, entre outros), conforto, economia de custos e de tempo, para resolução de seus problemas, corrigindo uma injustiça com cerca de 300.000 pessoas que mais precisam e que tinham que se deslocar até o Manaíra Shopping para usar os serviços da Casa da Cidadania.

Com isso, a Capital passa a contar com três casas da cidadania, sendo que a de Jaguaribe foi a primeira unidade de atendimento a ser inaugurada em 2000, ano em que foi implantado o programa de prestação de serviço direto ao cidadão.

 

Os serviços – A Casa da Cidadania foi implantada em João Pessoa e depois se expandiu para Campina Grande, Cabedelo, Guarabira e Patos. Nesses locais, a pessoa pode tirar a carteira de identidade, o CPF, a carteira de motorista (inclusive com a fotografia feita no local), passaporte, segunda via de registro civil, carteira profissional, fazer reclamações de serviços de água (Cagepa), luz (Energisa) e telefonia, resolver demandas junto ao Fisco Estadual, receber certificado de reservista, além de acompanhar processo trabalhista e efetuar pagamentos bancários em unidade do Multibank.

São órgãos parceiros a Defensoria Pública, a Secretaria da Receita, a Cagepa, o Detran, o Procon, a Secom (jornal A União), a Receita Federal, a Polícia Federal, o Sine-PB, o Instituto de Polícia Científica, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Programa Fala Cidadão, a Energisa, a FAC, o TRT, o Multibank e o Banco Real.

No Manaíra – O secretário Roosevelt Vitta informou que a unidade de atendimento no Manaíra Shopping será mantida, garantindo todos os serviços para os moradores dos bairros do litoral norte de João Pessoa, mas o ambiente será redimensionado porque o custo é alto e haverá uma redução da demanda. Até o final deste ano, o Governo do Estado pretende inaugurar uma nova casa da cidadania no Bairro de Mangabeira.

Para 2010, Vitta anunciou a disposição da administração estadual de ampliar o programa, instalando unidades em cidades pólos do Sertão, Curimataú, Vale do Piancó e do Cariri.

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe