A Paraíba o tempo todo  |

Governo promove a Consciência Negra

 Desconstruir o racismo e promover o bem viver. É com esse tema que o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), celebra o Novembro Negro. Com atividades na Capital e em várias cidades paraibanas, a proposta é refletir sobre as formas de expressão do racismo e seu enfrentamento e apontar caminhos para qualidade de vida da população negra.

 

Durante todo o mês de novembro, estão sendo realizadas diversas atividades como palestras, oficinas e fóruns temáticos. Na parte cultural estão sendo programadas exposições e espetáculos. Nos dias 19 e 20 de novembro, a Fundação Espaço Cultural apresenta o espetáculo Orixás, a partir das 20h30, na Praça do Povo do Espaço Cultural. Assim como a Funesc, vários órgãos do governo estadual – a exemplo das Secretarias de Saúde e de Educação – realizam ações alusivas ao Novembro Negro.

 

No próximo dia 20, o Governo do Estado empossa os novos integrantes do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial para o período 2015 a 2017. Na ocasião, haverá uma mesa temática sobre as atribuições e participação dos conselhos gestores de igualdade racial na implementação de políticas públicas.

 

Uma das ações do Novembro Negro é a participação nos eventos nacionais, a exemplo da Marcha das Mulheres Negras, no dia 18, em Brasília. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, e a gerente operacional de Políticas de Ações Afirmativas, Rafaela Carneiro, participam da marcha. O Governo do Estado também apoia a participação de mulheres negras paraibanas que vão à capital federal.

 

O dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, em homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, liderança negra referência na luta por liberdade da população negra escravizada.

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe