A Paraíba o tempo todo  |

Governo lança oficialmente Escola de Saúde Pública em evento on-line

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lança na próxima segunda (5) e terça-feira (6) a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB). O evento, que tem abertura prevista para as 10h da segunda-feira, acontecerá de forma essencialmente virtual e contará com a presença do secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. A transmissão será feita pelo canal da ESP-PB no YouTube.

Com o tema “Nasce a ESP-PB – Escola de Saúde Pública”, o evento de lançamento marca uma nova etapa na formação dos trabalhadores do SUS na Paraíba. De acordo com o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, é uma forma de reconhecer e valorizar todo o histórico do que antes era Centro Formador de Recursos Humanos, o Cefor-RH, que agora passa a ser Escola de Saúde Pública.

“Agregamos a experiência e qualificação desenvolvidas pelo Cefor ao longo dos anos e passamos para uma nova fase, onde o Estado se une a outras Escolas de Saúde Pública do país e possibilita novas perspectivas, seja nas especializações, nos mestrados, no incentivo à pesquisa, no fomento a sistematizar e demonstrar o conhecimento produzido cotidianamente nos serviços do SUS e reforçando ações que já vinham em desenvolvimento no campo dos programas de residências, nas articulações com as instituições de ensino, dos estágios de graduação de áreas de saúde”, pontuou Felipe.

Programação – O evento de lançamento começa às 9h30 da segunda-feira (5) com uma apresentação cultural da atriz Maria Bethânia. Logo em seguida, às 10h, tem a abertura com a mesa institucional, com participação do secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, do geral da ESP-PB, Felipe Proenço, do responsável técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), Haroldo Pontes, da coordenadora da Unidade de Capacidades Humanas para a Saúde na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Mónica Padilla e do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Roberto Germano.

Às 11h, será iniciada a aula inaugural, com o tema “Ciência e Inovação: Contribuições para o SUS”. A aula será ministrada pelo médico sanitarista e professor da USP Gonzalo Vecina.

Às 14h, será feita uma atividade de Mindfulness – Atenção Plena, com o instrutor Paulo Ricardo. Em seguida, uma mesa redonda com o tema ‘Mulheres na Ciência e sua contribuição para o SUS’, com participação de Silvana Santos (UEPB), Patrícia Jaime (USP), Kátia Ribeiro (UFPB) e Thaís Matos (ESP-PB). O músico Adeildo Vieira segue na programação com apresentação cultural às 15h50. Às 16h, será iniciada uma mesa de discussão com o tema ‘As Residências em Saúde: planejando a necessidade de trabalhadores para o SUS’, com participação de Daniela Gomes (ESP-PB), Mozart Sales (FPS-PE), Mónica Padilla (OPAS) e Pedro Rodrigues (ESP-PB). Duas apresentações culturais encerram o primeiro dia de evento: Cylene Nóbrega, com a cenopoesia, além de Marina Eduardo e Fábio Cavalcanti, com voz e violão.

No segundo dia de evento, terça-feira (6), o acolhimento será às 8h30 com apresentação de acrobacia aérea com Islany Alencar. Na sequência, às 9h, uma roda de conversa com o tema ‘Construindo parcerias e dialogando sobre as Escolas de Saúde Pública no Brasil’ e participação de Volmir Brutscher (UPE), Rosa Souza (Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública), Haroldo Pontes (CONASS), Célia Borges (RETSUS-NE) e Fernando Lopes (ESP-PB).

Às 10h30, apresentação do vídeo ‘Honrando a Nossa História’. Às 11h, o círculo de cultura com o tema ‘A educação na saúde: Contribuições para o enfrentamento dos desafios do SUS’, com participação de André Bonifácio (UFPB), Laura Feuerweker (USP), Pedro Cruz (UFPB) e Felipe Proenço (ESP-PB). O coral da ESP-PB encerra a programação com uma apresentação às 12h.

“A Escola de Saúde Pública da Paraíba foi gestada por muitos corações. Vê-la em pleno desenvolvimento é o que o evento de lançamento propõe. Toda a programação busca refletir o cotidiano da ESP-PB, desde a sua história, como Centro Formador, e seu compromisso com o fortalecimento da Rede de Educação na Saúde, até seus processos de inovação para qualificação do trabalho no SUS. Nos espaços de diálogos, a ESP-PB ocupa lugar de fala, conta de sua experiência e de seus planos, aprende com as partilhas dos convidados. Nas apresentações culturais, a ESP-PB usa várias linguagens para se comunicar expressando sua multiplicidade e potência humana”, declarou a assessora técnica de Educação na Saúde da ESP-PB, Shenia Felix.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe