O Governo do Estado vai investir R$ 824.783,45 na reforma e ampliação de 18 Ciretrans e dois postos de trânsito em todo o Estado. A homologação das cartas convite das empresas que venceram as licitações foi publicada no Diário Oficial do dia 28 de dezembro de 2013.
Segundo o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, Rodrigo Carvalho, as obras foram planejadas após um levantamento feito pela assessoria de planos integrados do Detran durante visitas e inspeções em todas as unidades do órgão espalhadas pelo interior do Estado. Ao todo, são 26 Ciretrans e 28 postos de trânsito e foi dada prioridade às unidades com maiores problemas de infraestrutura.
“A intenção do Governo do Estado é dotar todas as unidades do Detran com a mesma estrutura encontrada na sede do órgão em João Pessoa, levando mais conforto e segurança para servidores e usuários”, disse Rodrigo Carvalho.
Nesta etapa, serão executadas obras de reforma e manutenção nas Ciretrans de Sousa (12ª), Cajazeiras (6ª), Conceição (21ª), Cabaceiras (18ª), Monteiro (7ª), Princesa Isabel (16ª), Itaporanga (10ª), Mamanguape (15ª), Araruna (25ª), Areia (5ª), Esperança (20ª), Ingá (19ª), Solânea (14ª), Itabaiana (3ª), Cuité (11ª), Picuí (26ª), Piancó (17ª) e Santa Luzia (23ª). Também serão reformados os postos de trânsito das cidades de São João do Cariri e Araçagi. No atual governo, já foram reformados 18 postos de trânsito.
Guarabira – A construção da sede da 2ª Ciretran, em Guarabira, orçada em R$ 1.913.174, 63 e autorizada pelo governador Ricardo Coutinho durante visita à cidade no dia 26 de novembro de 2013, já foi iniciada.
A Ciretran de Guarabira abrange as cidades de Logradouro, Caiçara, Serra da Raiz, Duas Estradas, Sertãozinho, Pirpirituba, Pilõezinho, Pilões, Cuitegi, Alagoinha e Mulungu e registra uma frota de 33.694 veículos. Temporariamente, está funcionando no Parque de Exposições Diógenes de Aquino, na PB-075, Bairro Industrial, já que a antiga sede, na Avenida Feliciano Batista de Amorim, foi demolida.
Patos – Em 2011, primeiro ano da gestão, o Governo do Estado investiu quase meio milhão de reais na construção da sede da 4ª Ciretran, em Patos. A nova sede foi entregue pelo governador Ricardo Coutinho e pelo superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, no aniversário de 108 anos da cidade, em 24 de outubro, quando foram anunciados outros benefícios para o município. A Ciretran, que desde 2007 funcionava em uma casa alugada, ganhou sede própria na Rua Janúncio Nóbrega, no Bairro da Liberdade.
Foram realizados serviços na cobertura do antigo prédio; revitalização de novas instalações elétricas, hidrossanitárias, telefonia e rede lógica; pintura externa e interna; substituição de portas e janelas; e recuperação da plataforma de inspeção veicular. A Ciretran de Patos também passou a contar com pista para a realização das provas práticas de direção veicular.
Além de Patos, a 4ª Ciretran abrange os municípios de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Quixaba, Passagem, Salgadinho, Santa Terezinha, São José do Bonfim e São José de Espinharas.
Nesta Ciretran, está registrada uma frota de 42.405 veículos. Em relação ao volume de atendimento, é a terceira do Estado, perdendo apenas para a sede do Detran em João Pessoa e a 1ª Ciretran, situada em Campina Grande.
Agilidade dos serviços – Além de dotar as sedes de melhor infraestrutura, o Detran vem adotando medidas administrativas para agilizar a prestação de serviços e reduzir o tempo de atendimento. Uma das últimas medidas foi a implantação da entrega domiciliar da permissão para dirigir e da primeira carteira nacional de habilitação. Desde o dia 16 de dezembro de 2013, os usuários podem receber estes documentos em casa e não precisam voltar ao Detran.
De acordo com contrato firmado entre o Detran e a Empresa de Correios e Telégrafos, os documentos emitidos são recolhidos diariamente e entregues em um prazo de 72 horas para usuários das cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, localidades onde a empresa Interprint, responsável pela emissão das CNHs, mantém sedes gráficas. Nos demais municípios, o prazo para e entrega dos documentos será de 96 horas.
Secom-PB