A Paraíba o tempo todo  |

Governo inaugura Serviço de Diagnóstico Mamário da Paraíba nesta sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), entrega nesta sexta-feira (26), às 10h, o Serviço de Diagnóstico Mamário da Paraíba no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC). O serviço se enquadra no perfil de qualidade estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O mamógrafo adquirido para a realização dos serviços de diagnóstico mamário é totalmente digital, de alta tecnologia e definição da imagem mamográfica – o único deste tipo na Rede de Assistência da Paraíba. “O Serviço de Diagnóstico Mamário será um diferencial importante para o Estado. A mulher fará, em um mesmo lugar, sua consulta especializada (mastologista), sua mamografia e a ultrassonografia mamária”, informou a diretora geral do CEDC, Roseane Machado.

Além disso, a paciente poderá realizar o procedimento necessário para o diagnóstico precoce do câncer de mama (punção aspirativa/core biopsy) e encaminhar para o Laboratório de Patologia/Citopatologia, também no CEDC, o material para ser analisado. “Isso tudo reduz sobremaneira o percurso diagnóstico e terapêutico da mulher dentro da Rede SUS. Estamos muito felizes porque com a implantação do Serviço de Diagnóstico Mamário nós poderemos triplicar a oferta de serviços à população paraibana no que se refere à saúde mamária”, comemorou Roseane.

O mamógrafo foi adquirido por meio de recursos oriundos de convênio com o Governo Federal (R$ 975.000,00) e para a adequação dos espaços do CEDC foram investidos R$100.00,00 – recursos estaduais. “A intenção é que, inicialmente, o Serviço de Diagnóstico Mamário oferte à população paraibana cerca de 600 mamografias de rastreamento por mês”, adiantou a diretora geral.

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe