A Paraíba o tempo todo  |

Governo do Estado realiza a 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres em João Pessoa

Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) realizam a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), no Espaço Cultural, em João Pessoa. A vice-governadora Lígia Feliciano participará da abertura e coordenará a mesa redonda dos quatro eixos temáticos.

Mais de 400 delegadas eleitas nas conferências municipais participarão da abertura, nesta quinta-feira, às 14h, que será marcada pela entrega do título de Cidadã Paraibana, concedido pela Assembleia Legislativa, à secretária especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Meneccuci. A propositura é da deputada Estela Bezerra.

A orquestra de Mulheres Jovens – Prima Paraíba também fará uma apresentação especial, às 15h30.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o objetivo da conferência, além de analisar a ação dos movimentos de mulheres e feminista e a política pública para as mulheres no âmbito estadual, é também discutir a criação de um Sistema Nacional de Políticas para Mulheres, incluindo o financiamento das políticas, como ocorre com as áreas de saúde e educação, e aprofundar a discussão sobre o sistema político com a participação das mulheres e a igualdade.

Na 4ª Conferência de Políticas para Mulheres, a Paraíba avançou na participação dos municípios. Neste ano, foram realizadas 46 conferências municipais e duas intermunicipais, enquanto que na III Conferência de Políticas pelas Mulheres, realizada em 2011, aconteceram 33 conferências, sendo 25 municipais e oito regionais. No último dia, serão eleitas as 60 delegadas da sociedade civil e governamental, que representarão a Paraíba na Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, em março de 2016.

Pela primeira vez na história das conferências de mulheres, foi incorporada a participação de mulheres trans (pessoa que possui identidade de gênero feminina, diferente do sexo masculino com que nasceu). Também foram incentivadas a participar mulheres negras, rurais, quilombolas, de diferentes gerações, assim como mulheres com deficiência, para garantir a diferença e a pluralidade na delegação paraibana.

 

Programação

Dia 26/11

13h às 17h – CREDENCIAMENTO

14h – Leitura e aprovação do Regimento 4ª CEPM PB

 

15h – Título de Cidadania para Eleonora Meniccuci – ProfªDrª, Secretária Especial de Política para as Mulheres/PR – Coordenação: Gabinete Dep. Estela Bezerra

 

15h30 – Mesa de abertura

Apresentação Cultural – Orquestra de Mulheres Jovens – Prima Paraíba

 

16h45 – Conferência Magna – “Mais Direito, Participação e Poder para as Mulheres”- EleonoraMeniccuci

 

17h30 – Mesa Redonda – Coordenação – Drª Ligia Feliciano – Vice governadora

– Eixo – II e IV–Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal e Sistema Nacional de Política para as Mulheres.

Conferencista – Gilberta Santos Soares – Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana

 

– Eixo I – Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades. – Conferencista – Olivia Santana – Fórum Nacional de Gestoras de Políticas de Mulher

 

– Eixo III – Sistema político com participação das mulheres e igualdade.

Conferencista –Estela Bezerra– Deputada Estadual – Assembléia Legislativa

 

18h30 – Debate

19h30 – Encerramento

 

Dia – 27/11

8h – Acolhimento e metodologia do dia de trabalho

8h30 – Divisão dos GTs.

Eixo I – Facilitação: Odete Ricardo e Rosangela Silva – Relatoria – Isabel Cristina e Gisele Rocha

Eixo II – Facilitação: Elinaide Alves Carvalho e Fátima Aquino – Relatoria – Rociane Trajano e Samara Monteiro

Eixo III – Facilitação: Joana D`Arc e Gilma Germano – Relatoria – Claudia Naiza e Luciana Michelly

Eixo IV – Facilitação: Dulce Loss e Leandra Cardoso – Relatoria – Andrea Coutinho e Terezinha de Jesus Dantas

 

11h – Definição da delegação da Paraíba:

 

Sociedade Civil – 40 Titulares e 10 Suplentes
Governo Municipal – 13 Titulares e 05 Suplentes
Governo Estadual – 07 Titulares e 03 Suplentes

12h30 – Almoço

14h30 – Coordenação Plenária Final – Gilberta Santos Soares e Verônica Lourenço

Apresentações do GTs (Relatoria e Facilitadora)

 

18h – Encerramento

 

 

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe