A Paraíba o tempo todo  |

Governo do Estado promove palestra sobre esclerose múltipla na Funad

 O Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Múltipla será lembrado nesta sexta-feira (28), no Auditório Jimmy Queiroga, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). O evento, que é uma iniciativa do Centro de Referência de Esclerose Múltipla de Estado da Paraíba (Crem-PB), da Secretaria de Saúde do Estado, com apoio da Funad, acontecerá às 14h e trará à Paraíba uma das maiores autoridades no assunto, o psiquiatra Fernando Spolidoro, que falará sobre a Esclerose Múltipla como fator de risco para a depressão e ansiedade e abordará questões importantes sobre o convívio com a doença. O evento é destinado às pessoas com esclerose múltipla, familiares e profissionais de saúde.

 

A esclerose múltipla é uma doença autoimune inflamatória do sistema nervoso central, crônico-degenerativa, não transmissível e que não tem cura. Alguns dos sinais e sintomas são alteração visual, desequilíbrio, falta de força muscular em braços e pernas, dificuldade para falar e engolir.

 

A faixa etária mais acometida pela doença é de 20 a 50 anos e o tratamento é com uso de medicamentos contínuos. Devido ao alto custo, o Ministério da Saúde faz a distribuição através das Secretarias de Saúde dos Estados. Na Paraíba, os pacientes recebem apoio total do Crem, que possui equipe multidisciplinar.

 

Entre as ações do Crem estão o diagnóstico, assistência farmacêutica, tratamento clínico, reabilitação, feita através da Funad, apoio às associações e organizações não governamentais de portadores de EM e encaminhamento de pacientes para atendimento hospitalar, caso seja necessário. A equipe é coordenada pela neurologista Bianca Etelvina Santos de Oliveira.

 

O Crem possui ambulatório de neurologia, enfermagem, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia e psicologia. Funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Os telefones do Crem são: 3214-7879, ramal 206; 98890-2796 e 99628-3125.

 

Segundo a neurologista Bianca Etelvina, o diagnóstico precoce é muito importante. “O tratamento precoce e adequado para cada paciente permite um convívio mais responsável e tranquilo com a doença e maior qualidade de vida. Mas é preciso que tanto o paciente quanto a família estejam comprometidos, sem preconceito e com disposição para seguir os procedimentos e, assim, seguir a vida normal”.

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe