A Paraíba o tempo todo  |

Governo do Estado discute plano de ação de prevenção e intervenção ao bullying

 A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (GEDI), reuniu-se nessa quinta-feira (26) com a promotora de justiça de defesa da educação, Ana Raquel Brito, para discutir o plano de ação “Prevenção e Intervenção ao Bullying”, com intuito de somar contribuições e firmar parcerias para sua consolidação e execução.

 

O plano contempla várias ações interdisciplinares, envolvendo as 14 Gerências Regionais de Ensino (GRE´s), como seminários, para o fortalecimento da atuação dos profissionais de educação no sentido de despertar sobre a importância do enfrentamento ao bullying na escola; cursos de educação à distância, com a finalidade de ampliar os saberes sobre o tema para que sejam feitos projetos de intervenção e encaminhamentos à rede de proteção; encontros pedagógicos para conselheiros escolares; campanhas educativas de ações interdisciplinares, com cartazes e recursos audiovisuais tendo como protagonista o estudante; produção e publicação do Fanzine da Turma com textos sobre o bullying, além de acompanhamento e monitoramento das ações.

 

O bullying é um fenômeno que se alastra internacional, nacional e localmente, atingindo todas as pessoas e instituições, inclusive escolas, gerando insegurança, agressões físicas e psicológicas, conflitos, medo, repetência e evasão. O Estado da Paraíba vem fortalecendo as políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente, pois a convivência no ambiente escolar, as relações pessoais e interpessoais, o processo ensino-aprendizagem nas escolas devem ser pautados com base nos paradigmas da nova doutrina da proteção integral, em consonância com as leis que regem os direitos humanos.

 

Estiveram presentes na reunião, a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, representantes do Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos, das Gerências Executivas Pedagógicas da SEE, das Gerências Regionais de Ensino, do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

Secom-PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe