A Paraíba o tempo todo  |

Governo discute parceria para incrementar o setor mineral do Estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), está discutindo parceria com a Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), para atualização do mapa geológico do Estado. A iniciativa vai permitir que as empresas conheçam o ambiente em que os recursos e substâncias minerais estão inseridos, visando atrair investimentos para o setor.

Para viabilizar a ação, está em fase de elaboração pela a Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeologia (DRMH/SEIRHMA) e pela CPRM um termo de cooperação técnica, que deverá ser assinado ainda em 2020 ou no primeiro semestre de 2021. A proposta foi tema de reunião realizada na sede da Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), com sede em Recife (PE).

Para o diretor da DRMH, Marcelo Falcão, a atualização do mapa geológico da Paraíba é de fundamental importância para as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Seirhma, por meio da DRMH. “A ação vai servir também para implantação de grandes obras, como estradas, canais de transposição, linha de transmissão de energia e parques eólicos. Já o mapa de recursos minerais tem como principal instrumento o interesse nos minerais de valor econômico, que estão disponíveis no território paraibano e principalmente no caso dos minerais de lítio e do nióbio”, explicou Marcelo.

“Precisamos dessas informações com exatidão, para que os investidores venham ao Estado e possam saber o que temos. Contamos também com o potencial de rochas ornamentais, já que a Paraíba é rica em rochas graníticas, quartzitos. Conhecer com precisão o setor servirá para atrair empresas de extração e beneficiamento das rochas ornamentais. E por fim, o estudo da geodiversidade da Região Metropolitana de João Pessoa, que objetiva o planejamento da expansão urbana, dos grandes equipamentos como Distrito Industrial, aterro sanitário, entre outros”, destacou o diretor da DRMH.

O superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil, Vanildo Mendes, disse que a Paraíba é um dos poucos estados que têm o segmento de mineração em funcionamento e avançou bem no setor. “A ideia da CPRM é formalizar um acordo de cooperação entre as esferas governamentais, com objetivo de realizar um trabalho conjunto em diversos segmentos da geociência e outro envolvendo os recursos hídricos. Os projetos visam apresentar as potencialidades do setor mineral da Paraíba, com o objetivo de atrair investimentos da iniciativa privada”, ressaltou Vanildo Mendes.

Apresentação do APL – Durante a reunião, o diretor da DRMH, Marcelo Falcão, realizou apresentação do trabalho de desenvolvimento e fortalecimento do Arranjo Produtivo de Base Mineral na Paraíba. Fez um breve histórico do setor, desde a implantação do Arranjo Produtivo Local (APL) do Seridó paraibano, das parcerias e ações realizadas e implementadas para o fortalecimento do setor mineral no Estado. Participaram também do encontro, os gerentes da Superintendência Regional (Sureg).

O diretor da DRMH falou também de ações como: formalização de cooperativas, elaboração e distribuição de material explicativo, participação em eventos, aquisição de equipamentos, capacitações, realização de seminários anuais, implantação de unidades de produção e classificação mineral, assim como dos resultados obtidos nas entidades ligadas ao setor, localizadas nas cidades de Várzea, Junco do Seridó, Assunção, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Picuí e Frei Martinho.

Marcelo Falcão avaliou que a reunião técnica com a equipe da CPRM foi de extrema importância, tendo em vista o conhecimento e a expertise do órgão em toda a geologia do Nordeste. “O convite à Paraíba representa uma ótima oportunidade para apresentação do trabalho desenvolvido no Estado, com vistas ao fortalecimento do setor, buscando renovar a parceria e apresentar informações precisas aos investidores do setor”, comentou.

 

Redação com Secom/PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe