A Paraíba o tempo todo  |

Governo conclui obras de recuperação de barragens em dois municípios

Foto: Clóvis Porciuncula

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), concluiu obras de recuperação nas barragens: Timbaúba e Glória, no município de Jurú; e Catolé, no município de Manaíra. O investimento é de aproximadamente R$ 1,4 milhão, com recursos próprios, beneficiando 21 mil habitantes. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Barragens, que vem sendo desenvolvido na Paraíba, com investimento total de aproximadamente R$ 30 milhões, nas quatro etapas.

Foram executadas nas três barragens limpeza e capina, restauração do maciço, regularização no talude de jusante, recuperação do sistema de drenagem e recuperação do vertedouro. O programa objetiva realizar monitoramento com frequência das barragens, visando deter o avanço do desgaste pelo tempo.

Foto: Clóvis Porciuncula

Na Paraíba, 150 barragens são monitoradas pela gestão estadual, por meio da Seirhma e pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Foram incluídas no programa 66 barragens e até o momento 45 passaram por recuperação.

O programa, que está na quarta etapa dividida em três lotes, está sendo executado simultaneamente, beneficiando reservatórios do Sertão no lote um, do Litoral no lote dois e a barragem de Gramame/Mamuaba, que abastece a Capital, no lote três.

Foto: Clóvis Porciuncula

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe