A Paraíba o tempo todo  |

Governador anuncia construção de estrada que ligará Logradouro a Nova Cruz (RN)

Maranhão participou da Festa de São Sebastião, no sábado à noite (23), padroeiro dos municípios de Logradouro e Borborema

O governador José Maranhão (PMDB) anunciou, na noite de sábado (23), a construção da estrada que liga o município de Logradouro a Nova Cruz (RN). O pedido atende a uma solicitação do prefeito Humberto Luiz Lisboa Alves (PMDB), o ‘Betinho’, feito durante a Festa de São Sebastião, padroeiro do município, e que contou com a presença de Maranhão.

“A estrada até Nova Cruz será feita”, garantiu o governador ao prefeito, lembrando que em mandato anterior construiu a estrada que liga Logradouro a Belém, beneficiando também o município vizinho de Caiçara. “Agora, vamos completar a obra, que já devia estar feita há seis anos”, destacou Maranhão, reafirmando a parceria com todos os prefeitos.

Maranhão explicou que o governo do Estado trabalha em um projeto para recuperar as estradas, que ficaram sem manutenção durante seis anos, e construir outras, como a que vai ligar Logradouro a Nova Cruz – são 17 quilômetros.

Ele lembrou que a realização das obras depende de processo licitatório, mas que existe um calendário para entrega de estradas recuperadas. “A Paraíba ainda tem muitos municípios que não têm estrada asfaltada. Por isso, trabalhamos simultaneamente para ainda este ano concluir o asfaltamento de mais de 30 estradas (ao todo, são 1.080 quilômetros)”, informou.

Borborema – Antes de se deslocar a Logradouro, Maranhão participou da Festa de São Sebastião no município de Borborema. O prefeito José Renato dos Santos (PMDB), mais conhecido por ‘Rei’, recebeu o gestor estadual e declarou que se tornou uma tradição a participação do governador na festa.
José Renato afirmou que Maranhão tem trabalhado pelo município. “Já foi licitado a reforma de um ginásio de esportes, no valor de R$ 180 mil, que estava quase impossibilitado de uso e hoje estamos dando início a esse serviço”, informou. Ele citou ainda como obra levada pelo governo, a construção de uma fábrica de doces, já liberada.

No total, o governo Maranhão já liberou, em investimentos para Borborema, mais de R$ 500 mil. “Nós estamos satisfeitos com as obras”, ressaltou José Renato. Em entrevista à Rádio Cultural, ele agradece as obras levadas pelo governo, a exemplo do asfalto da estrada que liga Borborema a Serraria, além das barragens Canafístula I e II, construídas por Maranhão.

Segurança pública – O governador José Maranhão afirmou que trabalha para descentralizar o trabalho da Polícia Militar objetivando oferecer mais segurança a população do Estado. Disse que pelotões foram criados, além de novos batalhões.

“Estamos levando a polícia para mais perto das comunidades”, explicou Maranhão, em entrevista a Rádio Rural de Guarabira, durante a passagem por Logradouro.

Maranhão disse ter consciência da necessidade de se aumentar o efetivo, mas explicou que a diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que é repassado pelo governo federal, provocou a queda da receita tributária do Estado.

“Em 2009, só de fevereiro a setembro, houve uma queda de mais de 300 milhões de reais, o que corresponde a receita de um mês. Essa queda abalou as finanças do Estado e ensejou uma proibição da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Maranhão.

Adutoras – Maranhão afirmou ainda que o governo tem empenhado esforços na construção de obras que dêem condições de o Estado se desenvolver, a exemplo de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “São nessas obras que estamos empenhando esforços e recursos”, disse o governador, em entrevista a Rádio Cultural, durante visita a Borborema.

Ele citou como exemplo a construção de seis adutoras, que terão capacidade para atender de oito a 20 municípios, dependendo da região onde estão localizadas. “A adutora do Congo vai atender a boa parte do Cariri, a de São José, que atenderá ao Compartimento da Borborema. Tem ainda a adutora de Acauã, que atende a todo o Baixo Paraíba e ainda a do Litoral, que atende a toda a Grande João Pessoa”.

O governador lembrou que, na primeira quinzena deste mês, foi inaugurada a Adutora Capivara, no Vale do Rio do Peixe. A obra beneficia nove cidades e 19 localidades. “São 33 mil pessoas que são beneficiadas com esta obra”, ressaltou Maranhão.

Informou que outras obras já estão em fase contratual para a elaboração de projetos, a exemplo da transposição da Barragem de Acauã até Araçagi. “Essa obra vai permitir a irrigação de 15 mil hectares de terra, que de outra forma não teria condições de produção, além disso, tem o abastecimento de 500 mil pessoas da região”.

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe