O governador Ricardo Coutinho participa, às 8h30 desta quinta-feira (14), da solenidade do embarque dos 50 alunos selecionados no programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo/Canadá. O evento será realizado no auditório do Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux. O embarque está previsto para as 11h50. Esta é a segunda versão do programa, que no ano passado oportunizou a estadia de 50 estudantes naquele país durante cinco meses. O Governo do Estado está investindo nesta edição do Gira Mundo mais de R$ 3,5 milhões, incluindo 25 selecionados para intercâmbio em Portugal e 25 para a Espanha, que embarcam até o final de setembro.

 

O programa Gira Mundo modalidade estudante visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do programa em suas regiões; e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no Estado da Paraíba. O projeto visa também motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Foram oferecidas 50 vagas para alunos do 2º ano do Ensino Médio mediante resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016 e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para seleção foram aplicados o Test Toiec Bridge nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). A seleção foi realizada em três etapas, de caráter classificatório e eliminatório e de uma última etapa de caráter apenas eliminatório.

A primeira etapa selecionou 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídas, nas turmas de cada Gerência Regional de Educação (GRE). Todos os alunos que participaram do teste recebem certificados e não só os alunos selecionados para o intercâmbio.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira, entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

 

Serviço:

-Hora: 8h30

-Local: Auditório do Aeroporto Castro Pinto

– Entrega Simbólica do Passaporte ao estudante Ícaro Lima Rodrigues, da Escola Técnica Estadual de João Pessoa.

– Fala da estudante Vitória Stephanne Pereria da Silva, da Escola Estadual Elaine Soares Brasileiro, de Santa Helena

– Fala do Representante do Consulado do Canadá no Brasil.

– Fala do Secretário de Educação, Aléssio Trindade

– Fala do Governador Ricardo Coutinho

– Foto Oficial para o Embarque.

– Embarque: 11h50



Secom-PB

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Circulandô chega a Ingá neste sábado com cinema e oficinas de arte

O projeto Circulandô, do Centro Estadual de Arte (Cearte), estará na cidade de Ingá nos dias 14 e 15 de setembro com sete oficinas de arte nas áreas de Dança,…

Bruno Cunha Lima pode desembarcar no DEM para disputar PMCG

De olho no crescimento do Democratas não apenas em âmbito nacional, mas também no Estado da Paraíba, o ex-deputado estadual e atual chefe de gabinete da prefeitura de Campina Grande,…