O governador Ricardo Coutinho participa, às 8h30 desta quinta-feira (14), da solenidade do embarque dos 50 alunos selecionados no programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo/Canadá. O evento será realizado no auditório do Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux. O embarque está previsto para as 11h50. Esta é a segunda versão do programa, que no ano passado oportunizou a estadia de 50 estudantes naquele país durante cinco meses. O Governo do Estado está investindo nesta edição do Gira Mundo mais de R$ 3,5 milhões, incluindo 25 selecionados para intercâmbio em Portugal e 25 para a Espanha, que embarcam até o final de setembro.

 

O programa Gira Mundo modalidade estudante visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do programa em suas regiões; e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no Estado da Paraíba. O projeto visa também motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Foram oferecidas 50 vagas para alunos do 2º ano do Ensino Médio mediante resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016 e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para seleção foram aplicados o Test Toiec Bridge nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). A seleção foi realizada em três etapas, de caráter classificatório e eliminatório e de uma última etapa de caráter apenas eliminatório.

A primeira etapa selecionou 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídas, nas turmas de cada Gerência Regional de Educação (GRE). Todos os alunos que participaram do teste recebem certificados e não só os alunos selecionados para o intercâmbio.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira, entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

 

Serviço:

-Hora: 8h30

-Local: Auditório do Aeroporto Castro Pinto

– Entrega Simbólica do Passaporte ao estudante Ícaro Lima Rodrigues, da Escola Técnica Estadual de João Pessoa.

– Fala da estudante Vitória Stephanne Pereria da Silva, da Escola Estadual Elaine Soares Brasileiro, de Santa Helena

– Fala do Representante do Consulado do Canadá no Brasil.

– Fala do Secretário de Educação, Aléssio Trindade

– Fala do Governador Ricardo Coutinho

– Foto Oficial para o Embarque.

– Embarque: 11h50



Secom-PB

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

João Azevêdo empossa 1.000 professores e não descarta novo concurso em 2020

O governador João Azevêdo empossou, nesta segunda-feira (20), os 1.000 aprovados no concurso para o cargo efetivo de professor de Educação Básica 3, realizado em 2019. Na ocasião, o gestor…

Concursos que oferecem 555 vagas de emprego na Paraíba estão com editais abertos

Pelo menos 555 vagas são oferecidas em cinco editais de concursos e seleções publicados na Paraíba, nesta semana de 19 a 26 de janeiro. Concurso da Prefeitura de Sapé Vagas:…