A Paraíba o tempo todo  |

Gervásio destaca avanços da PB com Pacto pelo Desenvolvimento Social

 A Assembleia Legislativa da Paraíba prestigiou, nesta terça-feira (14), o lançamento do Edital 2017 do Pacto Pelo Desenvolvimento Social da Paraíba e o Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. A solenidade aconteceu no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa.

 

Na ocasião, o presidente Gervásio Maia comentou que o Governo do Estado “trabalha procurando alcançar índices que possam projetar o Estado da Paraíba rumo ao desenvolvimento na saúde, na educação, na segurança, então esse dia de hoje é mais uma dia importante porque esse não foi primeiro pacto que o Governo firmou com os municípios. Isto é muito importante”.

 

Gervásio Maia destacou que são muitas estradas construídas, muitas escolas construídas, reconstruídas, muitos leitos de hospitais, mais de mil quilômetros em adutoras, então a Paraíba tem avançado positivamente e a nova edição do Pacto pelo Desenvolvimento Social garante esse ritmo de trabalho.

 

Além de Gervásio, participaram do evento os deputados Adriano Galdino, Estela Bezerra, Raoni Mendes, Hervázio Bezerra, Anísio Maia, Tião Gomes, Branco Mendes, Antonio Mineral, Galego Sousa, João Gonçalves, Nabor Wanderley, Caio Roberto, Zé Paulo, João Bosco Carneiro, Lindolfo Pires e Emano Santos, além de ex-deputados.

 

O governador Ricardo Coutinho afirmou que a edição 2017 do Pacto representa a continuidade de um programa singular no país, que tem dado certo e que eleva os indicadores no estado afora seja a expectativa de vida, a redução do analfabetismo “mas hoje tem um diferencial, a contrapartida que o Governo do Estado está exigindo, é exatamente a adesão a um pacto pelo letramento, pela alfabetização, que é o Pacto Pela Aprendizagem na Paraíba – SOMA – o Estado entra com professores, com monitores, com qualificação de professores municipais, para que até 2021 todas as crianças do ensino fundamental estejam alfabetizadas até o terceiro ano”.

 

Um total de 215 municípios já aderiram a pelo menos uma ação do Pacto pelo Desenvolvimento Social que já investiu até agora R$ 150 milhões, fora os R$ 73 milhões anunciados hoje. Esses recursos vão assegurar 150 ônibus escolares, 100 laboratórios de informativa, com 18 computadores em cada unidade, além de 65 mil carteiras escolares. O Estado também dará apoio aos municípios de formação pedagógica de gestores escolares, dentre outras ações, como alfabetizar na idade certa os alunos em português e matemática.

 

O Diretor de País do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Didier Trebucq, elogiou o Governo da Paraíba pelos significativos avanços nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “Nos anos de 2010 a 2014 o Estado avançou muito, mais rapidamente de que o país como um todo. A Paraíba também é um dos poucos estados brasileiros com mercado em contínuo crescimento. Em 2016, de acordo com uma pesquisa nacional, em termos de capacidade de investimento, a Paraíba passou da posição 14 para a terceira colocação nacional. A ampliação da infraestrutura é outro exemplo positivo. A Paraíba teve um resultado que é quase o dobro da média nacional, ficando no segundo lugar depois de São Paulo”, comentou.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe