Por pbagora.com.br

Aumentar a hidratação, manter medicações de rotina, adotar etiqueta respiratória e buscar o isolamento social são práticas sugeridas

​ A maior taxa de mortalidade decorrente da Covid-19, em todo o mundo, é de pessoas acima de 60 anos de idade, conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para alertar o público 60+, a médica geriatra Ana Laura Medeiros, do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, repassa algumas orientações que devem ser seguidas por pessoas idosas e seus familiares.

Integrante do Serviço de Geriatria do HULW, Ana Laura Medeiros explica que, por mais que seja difícil para algumas pessoas, a pandemia de coronavírus impõe, nesse momento, algumas mudanças necessárias na rotina e cuidados de todas as pessoas, especialmente para a população idosa.

“Além das orientações divulgadas extensamente, como higienização rigorosa das mãos e etiqueta respiratória, o isolamento social se faz necessário aos idosos e grupos de risco (dentre os quais, indivíduos com doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, neoplasias, doença renal, respiratória e neurológica)”, explica.

A geriatra destaca que etiqueta respiratória são manobras que evitam a disseminação de pequenas gotículas oriundas do aparelho respiratório. Ao tossir ou espirrar, a pessoa deve fazê-lo na dobra do braço ou dentro da camisa, usar lenços de papel e descartá-los após o uso. Lavar as mãos regularmente e evitar tocar os olhos, nariz e boca em ambientes públicos, caso seja necessário sair de casa, também são práticas que podem fazer grande diferença, principalmente nesse momento de pandemia.

TRATAMENTO DA COVID-19 E VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA
Até o momento, de acordo com a médica Ana Laura Medeiros, todas as alternativas propostas em relação ao tratamento da Covid-19 ainda estão em fase de testes. “De forma preventiva, sugiro que se hidratem bastante e não deixem de usar suas medicações de rotina, mantendo suas doenças bem controladas. Alimentem-se bem e de forma saudável”, orienta.

Em relação à hidratação, a geriatra do HULW aconselha o consumo de água, sucos (especialmente de frutas cítricas), chás e água de coco para quem não for diabético. Para uma alimentação saudável, a preferência deve ser por frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, dentre outros.

Outra orientação da especialista direciona à necessidade de os idosos atualizarem a imunização contra a gripe (Influenza-H1N1). O Ministério da Saúde publicou o calendário de vacinação e, desde segunda-feira (23/03), profissionais de saúde e pessoas idosas estão sendo vacinados em todo o Brasil. Para a população idosa, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza a vacinação no sistema drive-thru, com três pontos de atendimentos: Parque da Bica e os shoppings Mangabeira e Manaíra. Além disso, há 68 pontos já instalados na capital, disponibilizados em ginásios de escolas municipais.

“Vamos nos manter serenos e tranquilos para enfrentar as próximas semanas. Devemos também ter cuidado com o excesso de informações, especialmente as de fonte duvidosa”, reforça Ana Laura Medeiros. A geriatra lembra aos pacientes do Hospital Universitário Lauro Wanderley que os atendimentos ambulatoriais na unidade de saúde estão suspensos até segunda ordem. “Caso algum paciente precise de receitas, laudos e similares, no entanto, podem entrar em contato que combinaremos a melhor forma de fornecimento. Tenhamos fé e paz”, diz.

ATUAÇÃO DA REDE EBSERH
Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Ebserh tem trabalhado em parceria direta com o Ministério da Saúde e com participação do Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão, tendo como diretrizes monitorar a situação no país e em suas unidades, realizar treinamento de funcionários da Rede, promover webaulas, definir fluxos, montar câmaras técnicas de discussões com especialistas e atuar como hospitais referência em algumas regiões.

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Covid: 3.261 pessoas já morreram vítimas da doença na Paraiba

Nas últimas 24h, a Paraíba registrou 310 novos casos de Covid-19 e 05 mortes. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24) através de boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado…

2º turno: candidatos a vice de Walber, Raoni e Ruy se aliam a Nilvan

A base aliada MDB tem ganhado cada vez mais força na caminhada rumo ao segundo turno. Em uma reunião realizada no início da tarde de hoje (24), os candidatos a…