Por pbagora.com.br

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou, nesta terça-feira (16), do encontro da delegação de parlamentares nordestinos com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), em Brasília. O deputado estadual Genival Matias (Avante) representou o presidente Adriano Galdino (PSB) na reunião, que discutiu a defesa da manutenção de órgãos regionais, como Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

De acordo com o parlamentar, o encontro teve um saldo positivo e as reivindicações da delegação foram bem recebidas. “Foi muito produtivo. Entregamos a Carta São Luís, um documento formado por um colegiado de presidentes das Assembleias do Nordeste e eu, na condição de vice, representei o Parlamento paraibano, discutindo conjuntamente o fortalecimento do Banco do Nordeste, já que existe um movimento para extingui-lo e isso seria muito ruim para o país, principalmente para a nossa região”, afirmou.

Ainda durante a reunião, foram discutidos pontos da Reforma da Previdência (PEC 06/2019), apresentada pelo Governo Federal. “Foram levantados alguns itens com foco na questão do homem do campo. Por enquanto, ainda não há um consenso. O presidente do Senado acha que os estados têm que se juntar para organizar um modelo de comum acordo, enquanto que o presidente da Câmara sugere dividir a responsabilidade para cada Assembleia discutir com os governadores a previdência estadual”, pontuou.

A reunião contou com a presença de representantes de todos os parlamentos do Nordeste com exceção de Alagoas e do Rio Grande do Norte.

Carta São Luís

O documento entregue à Câmara e ao Senado contém deliberações tomadas durante o 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste (ParlaNordeste), no último dia 29 de março, reforçando a importância da discussão sobre o Consórcio dos Estados do Nordeste, a Reforma da Previdência, o Pacto Federativo e o Fortalecimento dos Órgãos Regionais de Desenvolvimento. Além do presidente da Assembleia da Paraíba, Adriano Galdino, a carta é assinada pelo presidente da Assembleia do Maranhão, Othelino Neto, do Piauí, Themístocles Filho, do Ceará, José Sarto, e da Bahia, Nelson Leal.

 

Redação com Assessoria

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Notícias relacionadas

Para pastor, igrejas não podem ser condenadas por avanço do vírus em JP, mas defende unidade na luta pela vida

O pastor Alcione Pinto, da Igreja Betel Brasileiro no bairro de Manaíra, em João Pessoa, é mais um dos religiosos que tem criticado o decreto do Governo do Estado que…

PM vai atuar para evitar aglomeração por jogo do Flamengo nesta quinta

Por conta dos jogos final do Campeonato Brasileiro de Futebol que ocorrem na noite desta quinta-feira (25), a Polícia Militar e demais forças de segurança da Paraíba intensificarão a fiscalização…