Categorias: Paraíba

Gastos do estado e dos municípios no combate ao Covid-19 devem ser publicados na internet

PUBLICIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, promulgou a Lei 11.695/2020, que dispõe sobre a transparência nos contratos emergenciais firmados pela administração pública, em razão da situação de calamidade decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19). A Lei, de autoria do deputado Eduardo Carneiro, foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição deste sábado, (30). A proposta havia sido aprovada pelos deputados do Legislativo Estadual.

A lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia, devido ao fato do governador do Estado, João Azevêdo, ter silenciado sobre a matéria, e começa a valer a partir da data da sua publicação.

A publicação desses contratos deverá ser feita por meio da internet, no Portal da Transparência, e deverá ficar disponível para toda a população, para que possam acompanhar as ações promovidas pela administração nesse momento de crise.

O autor da matéria, o deputado estadual Eduardo Carneiro, ressaltou que o Poder Legislativo tem competência constitucional de fiscalizar os atos do poder executivo, e a disponibilização desses contratos firmados em caráter emergencial para toda a população tem como objetivo tornar mais transparente as ações promovidas neste momento, tanto para o poder legislativo quanto para toda a sociedade.

A lei apresenta ainda os critérios que devem ser adotados para a divulgação dos contratos, entre eles, o nome e CPF das partes contratadas, a motivação e justificativa do contrato emergencial, o valor e o tempo do contrato. O deputado Wallber Virgolino é coautor da matéria.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano homenageia 376 anos do Exército Brasileiro e enaltece postura atual das Forças Armadas, em defesa da Constituição e da democracia

Durante pronunciamento na tribuna do Senado Federal nesta segunda-feira (22), o Vice-Presidente da Casa, Senador…

22 de abril de 2024

João Pessoa convoca grupo prioritário para vacinação contra gripe nas USFs

A Prefeitura de João Pessoa está convocando todas as pessoas do grupo prioritário para tomar…

22 de abril de 2024

PB Agora/Datavox: Gestão Lula é aprovada por 60,8% da população de Bayeux

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta que apenas 60,8% da população de Bayeux aprova a administração do…

22 de abril de 2024

PB Agora/Datavox aponta que 64,6% da população de Bayeux aprova administração do governador João Azevêdo

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta que 64,6% da população de Bayeux aprova a administração do governador…

22 de abril de 2024

Filiado ao MDB, Arnaldo Monteiro ainda não sabe se deixa DNIT para disputar prefeitura de Esperança: “Nome está à disposição”

Em entrevista concedida hoje, terça-feira (23). o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes…

22 de abril de 2024

VÍDEO: Parceria ‘QQ’ em João Pessoa será a quatro mãos, garante Queiroga após anúncio de Queiroz

O ex-ministro da Saúde e pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo Partido Liberal, Marcelo…

22 de abril de 2024