A Paraíba o tempo todo  |

Fórum em defesa do SUS de CG realizará ato público

O Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, na próxima terça-feira, será lembrado em Campina Grande com a realização mobilização contra a privatização e em defesa da melhoria do SUS. A iniciativa é do Fórum Municipal em Defesa do SUS e a programação prevê a realização de um ato público na Praça da Bandeira, no Centro, a partir das 9h, e às 14h, um debate sobre os desafios atuais da saúde pública, no Auditório do Centro Artístico Cultural, na antiga faculdade de Administração da UEPB.

A mobilização está sendo convocada por entidades e movimentos que integram o Fórum em Defesa do SUS, como uma sequência da mobilização realizada no dia 06/03, contra a adesão dos hospitais da UFCG a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1984 e tradicionalmente é destinado para a reflexão dos principais problemas da saúde.

Na carta aberta que divulgará durante a programação, o Fórum lembra que o Dia Mundial da Saúde foi instituído pelas Nações Unidas em 1984, como também uma oportunidade de se refletirem os principais problemas da saúde. O Fórum lembra que Campina Grande, a situação não é das melhores e alerta que apesar da expansão numérica do PSF, nem todas comunidades são atendidas ainda; faltam médicos e outros profissionais em algumas equipes do PSF e do NASF; a cobertura vacinal no município, que já foi excelente anos atrás, tem sofrido regressões; os hospitais continuam lotados; há dificuldades de acesso a consultas com especialistas (como neurologistas, ortopedistas, endocrinologistas, etc.) e exames complementares.

 

Outra reflexão do Fórum em Defesa do SUS é que os governos federal, estadual e municipal estão aprofundando a mercantilização da área de saúde. O Governo Dilma Rousseff tem feito de tudo para privatizar os hospitais universitários e no início do ano abriu o setor da saúde para o capital estrangeiro, que só quer obter lucro à custa das doenças da população, enquanto o governo Ricardo Coutinho, também privatizou o Hospital do Trauma e o prefeito Romero Rodrigues não conseguiu impor a gestão pactuada, mas vai privatizando com pequenas medidas, como fez com o Dom Pedro I, o qual foi reformado e depois entregue de bandeja para uma Organização Social gerir.

 

Na programação prevista para o ato público, os participantes iniciarão a partir das 9h, a realização de panfletagens e pit-stops nos semáforos do Centro e em seguida ocorrerão falações dos representantes das entidades, explicando a população os motivos da iniciativa. À tarde, as atividades se concentrarão a partir das 14h, no Centro Artístico Cultural da UEPB, com a realização de um debate sobre o tema: “Os desafios postos à saúde pública no atual contexto local e nacional”. Os debatedores serão a diretora do Hospital Universitário Alcides Carneiro, Berenice Ramos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joseilton Brito, e a professor do Curso de Serviço social da UEPB, Alessandra Ximenes.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe