A Floriano Peixoto, com 13acidentes de trânsito atendidos pelo SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel deUrgência) da Prefeitura de Campina Grande, foi a avenida com o maior número deocorrências em janeiro deste ano. Outras avenidas com grande número deacidentes foram a Almirante Barroso, com 11, e a Assis Chateaubriand, com 7casos. Estas avenidas, por serem bastante extensas e atravessarem váriosbairros, registraram acidentes em diferentes trechos, conforme os dados queconstam nos Boletins de Ocorrências de Acidentes de Trânsito preenchidos pelosprofissionais do SAMU. Além das avenidas, também registraram maior número deacidentes de trânsito as BRs 104 e 230 (6), a avenida Juscelino Kubitscheck (4)e a Odon Bezerra (3).
No total, em janeiro, foram 161atendimentos e mais de 40% deles, 68, aconteceram aos sábados e domingos. Comoexplica o coordenador do SAMU, o médico Antônio Henriques de França Neto, osacidentes que acontecem durante os finais de semana nem sempre são em grandequantidade, mas como nestes dias há um consumo maior de bebida alcoólica, elescostumam ser mais graves. Em 17 acidentes, os envolvidos apresentavam sinais deembriaguez ou admitiram aos profissionais ter consumido bebida alcoólica.
Outro número alto no mês passadofoi de atropelamentos: 17, e a maioria das vítimas continuam sendo as criançase as pessoas acima de 60 anos de idade, conforme os atendimentos realizados. Emcinco casos, os motoristas ou condutores de motos eram adolescentes que tinhamentre 14 e 17 anos de idade. Os Boletins de Ocorrência são encaminhadosmensalmente pelo SAMU para a Divisão de Pesquisa e Estatística sobre Acidentesno Trânsito da STTP para colaborar na identificação de pontos críticos e namelhoria do trânsito da cidade.
Neles constam informaçõespreliminares como a equipe de atendimento, a viatura que atendeu à ocorrência ese houve remoção de vítimas para hospital ou liberação no local. Sobre oacidente, são preenchidos dados como o local, o trecho da rua, dia da semana,tipo do acidente, quantidade de veículos envolvidos e do pavimento, em casos demotos, se ela é particular, mototaxista permissionado ou não, número de vítimas,se alguma delas foi fatal, se a vítima conduzia o veículo, se tinhahabilitação, usava capacete ou cinto, era passageiro ou pedestre.
Codecom-CG
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador João Azevêdo confirmou que a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores…
O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficialmente designado, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da…
A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…
Os postos de atendimento ao trabalhador em João Pessoa e Campina Grande iniciam esta semana…
Em seu primeiro compromisso público após anunciar a pré-candidatura à Presidência, neste domingo (7), o…
O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…