A Paraíba o tempo todo  |

Finados: PMCG divulga protocolos de prevenção à covid nos cemitérios

Foto: Codecom / PMCG

Prefeitura orienta uso de máscaras e vai disponibilizar lavatórios, banheiros químicos e álcool em gel

Os cemitérios de Campina Grande vão abrir no Dia de Finados, 02 de novembro, mas os visitantes precisarão obedecer e seguir os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), como também os da Secretaria Municipal de Saúde, mantendo o distanciamento social, uso de máscaras e evitar as aglomerações. Os que tiverem comorbidades devem evitar ir aos campos santos, bem como levar crianças.

“As pessoas devem passar pouco tempo dentro dos cemitérios. E as que têm comorbidades e crianças devem ficar em casa. A Sesuma vai disponibilizar álcool em gel e lavatórios móveis na entrada dos cemitérios e, em todos eles, colocará banheiros químicos. Pedimos ainda que todos respeitem o distanciamento mínimo, de um metro e meio de uma pessoa para outra, e façam uso da máscara”, disse Geraldo Nobre, secretário da Sesuma. Ele orienta que, quem puder, leve seu próprio recipiente com álcool em gel e com detergente para fazer sua higienização.

Foto: Codecom / PMCG

Todas as normas sanitárias deverão ser seguidas nos oito cemitérios públicos, que ficam no bairro do Monte Santo, Cruzeiro, Bodocongó, José Pinheiro, Vila Cabral de Santa Terezinha e nos Distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista. O mesmo vale para os privados, como o Campo Santo Parque da Paz e o Araxá. “Todos eles devem seguir estas normas e protocolos”, disse Geraldo Nobre.

Há dois meses a Sesuma iniciou o trabalho de preparação e manutenção dos campos santos, desde a pintura, parte hidráulica e, principalmente, a elétrica, visto que a visitação poderá ser realizada até às 19h deste sábado até à segunda-feira.

“É possivelmente que o público visitante seja menor do que o ano passado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas deveremos receber em torno de 20 mil pessoas só nos cemitérios públicos e mais 15 mil nos privados. Por isso, insistimos para a questão do tempo das visitas. Quanto menor o tempo, melhor, pois temos casos de pessoas que chegam pela manhã e só saem à noite. E, com a pandemia, isso não será permitido neste ano”, esclareceu Geraldo Nobre.

Cada cemitério da cidade tem um administrador e todos estão cientes das medidas que devem ser adotadas com todo rigor. “Esta flexibilização, determinada pelo prefeito Romero Rodrigues, de abrir os cemitérios para visita já no sábado, dia 31, e domingo, dia 01, tem a finalidade de evitar as aglomerações no Dia de Finados, na segunda-feira, 02”, explicou o titular da Sesuma.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe