Dando continuidade ao projeto de modernização do Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo (SAPL), que vai acabar com o uso do papel na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), foi publicado essa semana Ato da Mesa Diretora, determinando que, a partir da próxima segunda-feira (02), Requerimentos de Indicação, Audiência Pública, Sessão Especial, bem como requerimentos em geral, serão propostos exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Autenticação de Documentos – O SAPL Digital.

O projeto de modernização e digitalização dos serviços e ações realizadas no Poder Legislativo dos foi instituído pele Resolução nº 1.829, de junho de 2019. O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destaca que a modernização do sistema reduzirá custos e oferecerá mais transparência pública.

“O processo vai oferecer transparência dos trabalhos realizados na ALPB, além de possibilitar à população ter acesso de forma online, o que vai proporcionar economia e sustentabilidade para o Legislativo. Teremos uma espécie de SAPL digital para acabar com a tramitação de proposituras via papel, de forma analógica”, ressaltou.

Após a implementação do novo sistema, o cidadão poderá acompanhar toda a tramitação das proposituras diretamente no portal da Assembleia (www.al.pb.leg.br), através de um cadastro que o notificará por e-mail cada movimentação processual da matéria solicitada, informando as deliberações legislativas sobre ela e quando irá a plenário.

O instrumento vai permitir que todas as proposituras sigam um padrão determinado pela Casa, para que não haja diferença quanto a parte técnica, gerando, assim, uma uniformização, melhoria e otimização de todos os trabalhos legislativos. Esse processo vai ficar aberto para toda a sociedade. “Isso faz com que gere uma identificação cada vez maior entre os deputados e o povo, além de uma economia de recursos humanos, recursos públicos e, principalmente, de recursos ambientais” disse o presidente.

Foto 1 Foto 2

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Empreendimentos na PB lavaram dinheiro de corrupção de Angola, afirma revista

“Eles não economizaram aqui”, afirma, solícita, uma das vendedoras dos 130 apartamentos do Solar Tambaú, empreendimento imobiliário de luxo à beira-mar em João Pessoa, na Paraíba. “Além dos milhões e…

Inmet prevê chuvas intensas para 69 cidades da Paraíba nesta sexta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para 69 cidades do Sertão do estado da Paraíba. O aviso foi emitido às…