A Feira Central de Campina Grande ganhou na manhã desta sexta-feira (19) o Espaço Cultural “Bom é na Feira”, inaugurado com a presença de autoridades municipais e representantes de instituições parcerias do governo municipal. A solenidade, marcada por apresentações culturais, aconteceu no espaço onde funciona a sede administrativa da feira (Centro do Galpão Cultural).

O público teve a oportunidade de apreciar a exposição de peças artesanais e de obras de literatura de cordel, além das apresentações de poetas, emboladores de coco, grupo folclórico Tropeiros da Borborema, quadrilha junina Arraial em Paris, trio de forró e muitos outros atrativos que destacaram a importância e a riqueza da cultural regional.

O novo espaço retrata cenograficamente as primeiras casas de negócio da feira central e será utilizado para realização de atrações culturais, oficinas e ações sociais. Houve, ainda, a apresentação da campanha de marketing para a Feira Central de Campina Grande, sendo relatadas as iniciativas para a divulgação deste tradicional espaço econômico, turístico e cultural de Campina Grande.

Foto: Assessoria

O projeto é um patrocínio da VISA Brasil no Programa Cidades do Futuro e é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Tem como parceiros a STTP, Procon, SEBRAE, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, SESUMA, SEDUC, ANGEVISA e IPHAN.

Conforme destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, além da parte cultural, o projeto Bom é na Feira contempla múltiplas ações em benefício dos feirantes.  Neste projeto, já foram atendidos 900 empreendedores com treinamentos realizados pelo SEBRAE-CG para melhoria de seus negócios e uso de pagamentos de meios digitais.

“Pretende-se desenvolver e implementar um plano de desenvolvimento com os comerciantes da feira, focando em empreendedorismo, educação financeira, aceitação de meio eletrônicos de pagamento, atração do novo público consumidor e ações sociais”, destacou a secretária.

A iniciativa tem como objetivo também a implantação da sinalização turística, acesso a crédito pelos feirantes (instituições financeiras parceiras) e melhoria dos espaços de circulação da feira (realizado pela STTP). A Prefeitura interage por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Planejamento, Obras e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As atividades do projeto objetivam desde a atualização na sinalização turística e reformulação do espaço cultural, até a criação de um aplicativo e de um site da Feira Central, com um mapa interativo. Por meio desse projeto, cerca de 1.200 comerciantes da Feira Central vão receber treinamento e serão beneficiados com as ações.

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba participa do projeto como interveniente das ações planejadas, sobretudo estimulando o feirante a trabalhar com os recursos do mundo digital. Já o Procon de Campina Grande como parceiro em ações voltadas ao consumidor e atuando, também, na sinalização. O Sebrae atua como principal instrumento de capacitação e consultorias especializadas aos feirantes.

Presenças – Estiveram presentes, entre outros, o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto; secretários Joia Germano (Cultura), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Eva Gouveia (Semas) e Geraldo Nobre (Sesuma); Jonas Costa (Desenvolvimento Local); deputado estadual Tovar Correia Lima; João Alberto (Sebrae); Raimundo Asfora Neto; professor e coordenadora do Festival de Inverno, Eneida Agra Maracajá; vereador Marcos Raia e Aguinaldo Batista (administrador da Feira Central) e muitas outras personalidades.

 

Codecom

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Câmara Municipal de Bayeux vota contra cassação do prefeito Berg Lima, na PB

Em uma sessão que durou mais de treze horas e só terminou na madrugada, a Câmara Municipal de Bayeux, na Grande João Pessoa, decidiu pelo não cassação do prefeito Berg…

Carro capota e uma pessoa fica ferida durante colisão, em João Pessoa

Na manhã desta sexta-feira (24) uma pessoa ficou ferida depois de capotar o carro durante uma colisão com outro veículo no cruzamento das avenidas Júlia Freira e  Expedicionários, no bairro…