A Paraíba o tempo todo  |

Fake news: Sudema rebate informação sobre desmatamento em área do Polo Turístico do Cabo Branco

Foto: CINEP

Nesta quarta-feira (06), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou nota rebatendo a informação de que o Governo do Estado pretende desmatar uma área de 654 hectares para implantação do Polo Turístico do Cabo Branco/Distrito Industrial do Turismo (Ditur).

Na nota, o órgão aponta ainda que a área da informação falsa inclusive supera a área total do Distrito Industrial do Turismo (DITUR) “sendo completamente impossível a supressão de um espaço equivalente a 654 hectares”.

Confira na íntegra:

A Sudema informa que a notícia de que o Governo da Paraíba pretende desmatar uma área de 654 hectares para implantação do Polo Turístico do Cabo Branco/Distrito Industrial do Turismo (Ditur) é inteiramente FALSA. Em verdade, o projeto do Polo Turístico já está na fase de implantação dos equipamentos, os quais ficam submetidos às normas de uso e ocupação de solo que constam no Decreto Municipal n. 6.931/2010. Conforme Memorial Descritivo da CINEP, a área de ocupação do Distrito Industrial do Turismo corresponde a 221,50 hectares.

O citado decreto estabelece o zoneamento de uso do solo urbano na área do Polo Turístico, prevendo, portanto, a área de vegetação que pode ou não ser suprimida. Ademais, o próprio projeto urbanístico já estabelece as APPs e demais espaços verdes, sendo completamente impossível a supressão de um espaço equivalente a 654 hectares, não só pelo que determina a legislação municipal, mas também pelo fato de esta ser superior à área total do Distrito Industrial do Turismo (DITUR).

Por fim, a Sudema esclarece que, de fato, o EIA/RIMA da referida obra é de 1989, mas, ao longo dos últimos anos, em razão do grande lapso temporal, foram realizadas atualizações do estudo, as quais foram submetidas a audiências públicas: a primeira em 2010, para apresentação da Atualização e Complementação dos Estudos de Impacto Ambiental; e a segunda em 2017, a qual tratou do Levantamento Fitossociológico do empreendimento.

Esses documentos estão disponibilizados para toda a população no site da Sudema (www.sudema.pb.gov.br), na aba “EIA-RIMA”.

PB Agora

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      1
      Compartilhe