Por pbagora.com.br

Motoristas devem redobrar a atenção a partir deste domingo (22), das 7h00 as 16h00 ao trafegar pela Epitácio Pessoa.

É que nos 13 quilômetros, que ligam a orla de João Pessoa ao Parque Solón de Lucena, começa a funcionar todos os domingos, a Ciclofaixa de Lazer, uma via exclusiva para a prática do ciclismo. Neste período, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai impedir o tráfego de veículos motorizados em determinadas faixas, que só poderão ser acessadas por ciclistas.

 

O trajeto terá início no Busto de Tamandaré e passa por toda a extensão da Avenida Epitácio Pessoa, que terá as faixas do canteiro central nos dois sentidos reservadas apenas para os ciclistas. O percurso segue pela Praça da Independência e encerra na Lagoa do Parque Solon de Lucena, que terá o seu anel interno totalmente fechado para ônibus e automóveis. O mesmo ocorre no sentido Centro/Praia.

 

Para a garantia de segurança e tranquilidade da Ciclofaixa, a Semob vai disponibilizar 140 profissionais que vão auxiliar a população e orientar o trânsito em setores mais arriscados, como cruzamentos. Serão 60 agentes de mobilidade e 80 monitores, divididos igualmente por turno. A faixa exclusiva para o ciclismo, que terá 3 metros de largura, será isolada da área de trânsito de veículos motorizados por 2.600 cones.

 

A Ciclofaixa de Lazer foi anunciada na manhã desta quinta-feira (19) pelo prefeito Luciano Cartaxo durante evento no Solar do Conselheiro, no Centro Histórico da Capital. Trata-se da abertura de uma via exclusiva que liga a orla ao Parque Solon de Lucena e vai garantir toda a estrutura necessária para a prática do ciclismo com segurança.

 

De acordo com o superintendente municipal da Mobilidade Urbana, Nilton Pereira, João Pessoa vai passar a fazer parte de um grupo de cidades que tem demonstrado preocupação em incentivar e promover o ciclismo. “Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Recife já colocam esta ação em prática e é a cidade quem ganha por proporcionar condições para a realização de uma atividade que só melhora a qualidade de vida de seus praticantes”, explicou.

Redação

Notícias relacionadas

Liminar obriga governos a garantirem 2ª dose da CoronaVac a paraibanos

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB), por meio da 3ª Vara, localizada em João Pessoa, concedeu liminar ao Ministério Público Federal (MPB) e ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) garantindo…

Covid: PB registra mais de mil novos casos e 24 mortes nas últimas 24h

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta terça-feira (20), 1.072 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 80 (7,46%) são casos de pacientes hospitalizados e 992 (92,53%) são…