A Paraíba o tempo todo  |

EXCLUSIVO: Pesquisa aponta que Maranhão e Ricardo estão empatados e sugere 2º turno nas eleições de 2010

ELEIÇÕES 2010 – Disputa acirrada. É o que revela pesquisa estadual do Instituto Opinião sobre a corrida eleitoral de 2010 para o governo da Paraíba. A consulta, publicada com exclusividade pelo PB Agora nesta terça-feira (12), revela que o governador José Maranhão, do PMDB, e o prefeito Ricardo Coutinho, do PSB, estão rigorosamente empatados, liderando a disputa pelo cargo nas eleições do próximo ano bem à frente dos demais pretensos candidatos.

Na espontânea, Maranhão aparece com 27,6% da preferência do eleitorado paraibano e Ricardo Coutinho com 26,7%, registrando menos de um 1% de diferença. A pesquisa, que tem margem de erro de 2,2%, foi elaborada entre os dias 24 e 29 de abril de 2009 e entrevistou 1.985 eleitores paraibanos em todas as regiões do Estado.

O resultado sugere segundo turno nas eleições majoritárias do próximo ano.

Em terceiro colocado, aparece o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, também do PMDB, com 6,9% da intenção de votos. Colado no prefeito campinense, o senador Cícero Lucena, presidente do PSDB paraibano, aparece com 6,7% dos votos obtidos pela consulta.

A quinta colocação na briga pelo governo do Estado, conforme pesquisa publicada com exclusividade pelo PB Agora, fica com o senador Efraim Morais, do DEM. O senador democrata recebeu, na pesquisa espontânea, cerca de 4,8 das citações dos entrevistados. Em último colocado, aparece o deputado Luiz Couto, presidente estadual do PT, com 1% da intenção de votos.

O Instituto Opinião computou como Indecisos as citações feitas a nomes de candidatos ao governo improváveis, como é o caso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tem impedimentos na legislação para se candidatar ao governo novamente em 2010.

O número de indecisos é de 22,1% e brancos e nulos de 4,2%. Esta é a primeira pesquisa estadualsobre a disputa eleitoral de 2010 com prováveis candidatos.


Maranhão lidera entre os pobres e Ricardo é o favorito entre os mais ricos

Uma análise estratificada da pesquisa estadual revela que o governador José Maranhão (PMDB) é o favorito entre os eleitores paraibanos de menor renda. Entre aqueles que têm menos de um salário mínimo como renda, o governador possui 33% na pesquisa espontânea contra 18,8% do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que polariza a disputa ao governo com Maranhão.

O prefeito da Capital dá o troco entre os eleitores que recebem mais do que dez salários mínimos. Neste grupo, Ricardo aparece com 45% da intenção de votos contra minúsculos 17,3% de Maranhão.

Prefeito da Capital é o melhor entre os jovens e eleitores com ensino superior

Ricardo Coutinho é o preferido entre os jovens de 16 a 34 anos. No grupo de 25 a 34 anos de idade, o prefeito da Capital chega a atingir a preferência de 32% do eleitorado paraibano, conforme pesquisa do Instituto Opinião que ouviu 1.985 eleitores em todas as regiões do Estado.

Ricardo Coutinho também apresenta um bom resultado junto à categoria de eleitores que possuem Ensino Superior Completo. Nesta categoria, Ricardo bate Maranhão numa diferença de 29,6% acima de Maranhão.

Governador é o preferido dos idosos O governador José Maranhão (PMDB) leva vantagem entre os eleitores acima de 60 anos de idade, revela a pesquisa do Instituto Opinião. Nesta faixa etária, Maranhão, que está empatado com Ricardo na disputa pelo governo do Estado, obtém a preferência de 28,1% do eleitoral contra 22,5% do prefeito da Capital.

VEJA OS NÚMEROS DO INSTITUTO OPINIÃO

Se a eleição fosse hoje, em que o senhor votaria para governador do Estado da Paraíba?(espontânea e única)

José Maranhão – 27,6%

Ricardo Coutinho – 26,7%

Veneziano – 6,9%

Cícero Lucena – 6,7%

Efraim Morais – 4,8%

Luiz Couto – 1,0%

Branco/Nulo/Nenhum – 4,2%

Indeciso/Não sabe – 22,1%

SOBRE O INSTITUTO OPINIÃO

O Instituto Opinião – Pesquisas Sociais LTDA tem 14 anos de atuação no mercado de pesquisas de opinião pública. Atua tanto no setor privado quanto na área eleitoral, sendo referência para candidatos das diversas tendências políticas da Paraíba.

O Instituto Opinião é inscrito no Conselho Federal de Estatística e já possui a marca de mais de 2.000 trabalhos realizados. Entre os clientes da Opinião, empresas e instituições como os Diários Associados, Unimed, Sindicato dos Agentes Fiscais, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Redpharma, prefeitura de Campina Grande, governo do Estado, entre outras.

O Instituto Opinião é coordenado pelos profissionais José Joaquim Lira Roberto Braga, estudante concluinte do curso de Bacharelado em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, e pelo professor José Roberto Braga, Consultor de campanhas eleitorais em nível local e estadual, consultor de Governos Municipais e Estaduais, Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Administração pela Universidade Rural de Pernambuco e professor aposentado na área de Administração, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Mais informações sobre o Instituto Opinião podem ser conferidas no site www.opiniãopesquisassociais.com.br

PB Agora
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe