A Paraíba o tempo todo  |

Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica será nesta quarta-feira no Espaço Cultural

O Espaço Cultural, em João Pessoa, sedia, nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição vai acontecer em três rodadas durante o dia todo, com equipes inscritas de escolas públicas e particulares. Cerca de 70 alunos de oito escolas estaduais – totalizando 18 equipes – participarão desta etapa.

O objetivo do evento é estimular jovens a ingressarem na carreira científico-tecnológica, identificar talentos e disseminar o ensino da robótica na Paraíba. A etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica é realizada por meio de parceria entre o Governo do Estado/Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia e a Prefeitura de João Pessoa. O evento é aberto ao público e totalmente gratuito.

Para esta etapa estadual está confirmada a participação de 82 escolas – públicas e particulares – com cerca de 320 estudantes. A Olimpíada de Robótica já possui uma tradicional participação da Paraíba, com destaque no número de competidores e premiações e a intenção é turbinar essa participação. Assim, foi criada uma comissão na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, com ação da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica e da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia.

“Os alunos estão bastante ansiosos com o retorno da modalidade prática presencial este ano. Devido ao período pandêmico, nos últimos dois anos a competição ocorreu no formato totalmente virtual. Eles estão com saudade da emoção e empolgação que essa competição desperta”, ressaltou o representante da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro.

Durante o evento, as equipes contarão com uma área de testes para programar o robô e fazer os ajustes necessários nos sensores, antes da competição oficial.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada desde 2007 e atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina. Inclusive classificando equipes para a RoboCup, que é o maior evento de robótica do mundo. Em 2019, última competição presencial antes da pandemia, foram mais de 204 mil participantes diretos de todos os estados brasileiros com mais de 5 mil equipes competindo na modalidade prática no país.

Cronograma:
– 8h: recepção e credenciamento das escolas inscritas.
– 8h30: passagem das regras com todos os professores e tutores das equipes.
– 9h30: abertura oficial do evento.
– 10h: início da 1ª rodada da competição.
– 12h: intervalo para almoço
– 14h: início da 2ª rodada da competição.
– 16h: início da 3ª rodada
– 17h: anúncio do resultado das equipes campeãs vencedoras da etapa estadual da OBR 2022.

Premiação

As equipes campeãs receberão medalhas de ouro, prata e bronze para os três primeiros lugares de cada nível e ainda terá as premiações extras:
Prêmio Escola Pública – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas públicas participantes, excetuando as escolas públicas campeãs da competição (1ª, 2ª e 3ª) no nível. Esse prêmio não se aplica às Equipes de Garagem.
Prêmio Escola Privada – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas privadas, particulares ou confessionais participantes, excetuando as escolas privadas que tiveram equipes campeãs na competição (1ª, 2ª e 3ª) no nível. Esse prêmio não se aplica a Equipes de Garagem.
Prêmio Robustez – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais robusto da competição, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Inovação – Medalhas aos alunos da equipe que produziu algum processo inovador no robô e que tenha ajudado a conquistar pontos na competição, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Design – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô com melhor projeto mecânico e melhor acabado, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Dedicação – Medalhas aos alunos da equipe que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Programação – Medalhas aos alunos da equipe que programou o robô com código melhor avaliado pelos juízes, apropriado e documentado, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Maker – Medalhas aos alunos da equipe que criarem um robô com o maior número possível de peças feitas pelos próprios alunos, e com menor número possível de materiais prontos de kits, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível. Exemplos são placas de circuito confeccionadas ao invés de módulos prontos e/ou partes mecânicas construídas manualmente ou feitas em impressora 3-D ao invés de blocos de montagem padrão prontos e disponíveis para compra.

Além dessas premiações, a OBR fornecerá certificados de participação a todos os inscritos com presença confirmada nos eventos presenciais.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe