A Paraíba o tempo todo  |

Estado abre Semana Mundial do Aleitamento

 Governador e secretário de saúde abrem Semana Mundial do Aleitamento, neste sábado na Capital

Secretaria da Saúde quer reduzir percentual (40%) de  bebês que nascem e não são amamentados na Paraíba

Pelo menos 40% dos bebês que nascem na Paraíba não são amamentados, segundo dados do Sistema de Informação Ambulatorial (Siab) do Ministério da Saúde. O aleitamento materno é um das estratégias mais eficazes no combate à mortalidade infantil, que vitima 30,3 crianças de cada mil que nascem vivas no Estado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) quer melhorar esse indicador e vai aproveitar a 18ª Semana Mundial da Amamentação para reforçar a importância do aleitamento, nos seis primeiros meses de vida da criança. O evento será aberto neste sábado (1º), pelo governador José Maranhão e pelo secretário da Saúde, José Maria de França, em João Pessoa.

“Há quase três meses, o Governo do Estado firmou o Pacto de Redução da Mortalidade Infantil, com o Governo Federal e 21 municípios paraibanos que detêm mais de 50% das mortes de bebês no Estado. Comprometemos-nos em reduzir o número de mortes entre crianças menores de um ano em, no mínimo, 5% ao ano. Muita coisa depende dos governos, mas a população também precisa se engajar nesse pacto. As mães precisam amamentar seus filhos. A criança que mama cresce mais forte e tem menos riscos de adoecer e morrer. Sem falar que a mulher que amamenta, tem menos riscos de ter complicações pós-parto, de desenvolver câncer de mama e de ovários e diabetes. São muitos benefícios para um ato tão simples”, lembrou o secretário José Maria.
Cobertura – A gerente-executiva de Ações Programáticas e Estratégicas da SES, Juliana Soares, disse que a SES está empenhada em melhorar a cobertura de aleitamento materno no Estado.

“Segundo o Siab, em média, 60% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno. Mas acreditamos que esse percentual, que é baixo, ainda está superestimado, porque considera os bebês que recebem outros alimentos aliados ao leite materno, o que não é ideal. Isso acontece porque o Siab está em processo de implementação no Estado. Para mudar essa realidade, iniciamos, há um mês, as capacitações dos profissionais de saúde que atuam junto às gestantes e mães que amamentam. Esse trabalho está sendo desenvolvido nos hospitais e na atenção básica”, disse.

Abertura – Na Paraíba, a abertura oficial da Semana Mundial de Aleitamento, que tem como tema ‘Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção’, acontecerá às 9h deste sábado na Casa Bela Recepções, no Bairro do Bessa, na Capital. Durante a semana, a SES e o Banco de Leite Humano Anita Cabral vão promover palestras e distribuição de material informativo em unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) e em empresas que mantêm parceria com o banco de leite.

Também haverá exposição de banners e distribuição de material em agências bancárias. No domingo (2), serão instalados stands nos shoppings Manaíra e Tambiá, que funcionarão das 14h às 18h. Na sexta-feira (7), o Banco de Leite Anita Cabral vai formalizar uma parceria com o Sebrae-PB para ampliar o Projeto Aleitamento Materno nas Empresas.

“Também vamos aproveitar a semana para intensificar os trabalhos nas maternidades e postos de coleta, com palestras e distribuição de material, não apenas para as mães que amamentam, mas também para as equipes médicas e visitantes”, afirmou Socorro Amaro, diretora do Banco de Leite Anita Cabral e presidente da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano da Paraíba.

Interior – Segundo Socorro, os bancos de leite e postos de coleta do interior do Estado também planejaram atividades para a semana, com palestras e distribuição de folhetos educativos nas unidades básicas de saúde. A Paraíba possui cinco bancos de leite: o Anita Cabral, em João Pessoa, e os que funcionam na Maternidade Cândida Vargas, também na Capital; no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, em Campina Grande; na Maternidade Peregrino Filho, em Patos, e no Hospital Regional de Cajazeiras.

A coleta e distribuição de leite humano também são feitas em 12 postos instalados nos hospitais Universitário Lauro Wanderley (JP), Edson Ramalho (JP), Flávio Ribeiro (Santa Rita), Regional de Guarabira, da Clipsi (CG) e FAP (CG), da Unimed (em JP) e da Guarnição (JP); no Instituto Cândida Vargas, na Capital; na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa; na fábrica Demillus, em Santa Rita, e no distrito de Galante (CG).
 

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe