A Paraíba o tempo todo  |

ESTAÇÃO DAS FOLHAS: Outono começa com previsão de chuva para a Paraíba

Considerada a estação das folhas, o Outono começou neste início de semana nos países do hemisfério sul, com previsão de chuvas para a Paraíba e dias alternados com sol.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas no estado da Paraíba (Aesa), a perspectiva é que no Sertão, Cariri e Curimataú as chuvas ocorram mais frequentes na estações do verão e do outono. Ela lembrou que o período mais chuvoso no Sertão do Estado é entre fevereiro e maio. Já na região do Agreste, do Brejo e do Litoral paraibano, o período mais chuvoso tende a ser entre abril e julho.

“O verão termina para dar lugar ao outono, que no Hemisfério Sul ocorre entre os meses de março e junho. No estado da Paraíba, as regiões do Cariri/Curimataú, Alto Sertão e Sertão encontram-se em seu período chuvoso. No Agreste, Brejo e Litoral, tem início o período mais chuvoso nos meses de abril a julho”, disse a meteorologista.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o outono no hemisfério sul se inicia no dia 20 de março de 2022 às 12h33 e termina no dia 21 de junho às 6h14 (horário de Brasília). Trata-se de uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

De acordo com o Inmet, neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino (imagem abaixo). Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe