A Paraíba o tempo todo  |

Escassez de chuvas já causa colapso no abastecimento de água em 13 cidades na Paraíba, aponta Cagepa

Pelo menos 13 cidades da Paraíba estão com colapso no abastecimento de água por conta da escassez das chuvas, conforme balanço divulgado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na última segunda-feira (06). A informação foi confirmada pelo gerente regional do Compartimento do Brejo, Edson Almeida.

Ele disse que o período chuvoso deste ano foi fraco, impactando de forma severa a região composta pelos seguintes municípios: Bananeiras, Solânea, Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Araruna, Cacimba de Dentro, Damião, Tacima, Dona Inês e Riachão.

“A gente está passando por um crise hídrica nunca vista. Introduzimos um racionamento rigoroso desde o mês janeiro para aguardar o período de chuvas, entre maio e agosto, só que ele não veio e não houve nenhuma contribuição ao manancial que abastece essas cidades”, disse.

Para minimizar o impacto do colapso, a Cagepa, por meio do Governo do Estado, está fornecendo carro-pipa e distribuição de caixas d’água para as prefeituras, além da disponibilização da coleta de água em pontos de distribuição da própria empresa.

GOVERNO ESTÁ ATENTO

Por conta desse desse cenário, o governador João Azevêdo anunciou, nesta quarta-feira (08) uma série de medidas em benefício da região do Brejo paraibano, a exemplo da distribuição de caixas d’água, perfuração de poços e instalação de bombas, além da construção de uma adutora em caráter emergencial.

O regime de chuvas no Brejo era mais regular, mas, infelizmente, isso não está ocorrendo por conta das mudanças climáticas”, complementando que “estamos com um conjunto de obras de curto, médio e longo prazos”, disse.

Pontuou ainda sobre a adutora “Nós traremos para o Brejo uma adutora que sairá de Campina Grande até Esperança e Remígio, levando até a estação de tratamento de Camará, trazendo água do São Francisco para a região”.

E arrematou: “Estamos atentos e tomando as providências”.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe